Pesquisar

A contabilidade consultiva e seus benefícios para a vida do empreendedor

contabilidade consultiva

A contabilidade é indispensável para o crescimento e sucesso de qualquer empresa, pois garante que os processos burocráticos e obrigações fiscais sejam atendidos conforme a lei.

Mas se engana quem pensa que a contabilidade se limita a essas atividades. Muito além de emitir guias e elaborar cálculos, essa área de atuação tem um viés extremamente estratégico.

Se você já ouviu falar em contabilidade consultiva, então sabe do que estamos falando: tal especialidade fornece dados valiosos para a tomada de decisão dentro de uma empresa.

Caso nunca tenha ouvido esse termo, aproveite o nosso blog especial do Dia da Contabilidade e conheça um pouco mais sobre a contabilidade consultiva!

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é um modelo empresarial que consiste na integração entre contador e empresa, atuando juntos na elaboração de estratégias de negócios.

Para muitos, a contabilidade consultiva é considerada uma evolução da contabilidade tradicional, utilizando os dados contábeis para orientar a gestão.

Nessa nova dinâmica, a contabilidade é a melhor amiga da empresa, aprofundando o entendimento do gestor sobre todos os aspectos do negócio, a fim de contribuir para o seu crescimento sustentável.

Mas quer saber quais os principais benefícios desse modelo de contabilidade para o seu empreendimento? Confira a seguir:

Os benefícios da contabilidade consultiva para o seu negócio

1 – Proporciona inovação
Na contabilidade consultiva, o contador atua diretamente ao lado do cliente, aliando conhecimentos contábeis com novidades do mercado. Esses dois fatores, unidos, oferecem resultados ainda mais satisfatórios, pois não são pautados apenas em um setor, como o financeiro, mas sim em todos os demais.

Além disso, a tecnologia também é uma grande aliada. Com ela, o cruzamento de informações facilita a identificação de riscos ou oportunidades, orientando as ações e processos dentro da organização.

Assim, as estratégias adotadas são mais eficientes, inovadoras e seguras, afetando positivamente a vida do empreendedor.

2 – Redução de custos
Outro fator positivo é a redução de custos, pois a contabilidade consultiva oferece uma metodologia mais sistematizada e integrada.

Com isso, o gestor visualiza as operações do negócio do ponto vista contábil, financeiro e estratégico, economizando tempo e custos e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Como as decisões tomadas têm uma orientação contábil, cada ação visa o sucesso da empresa, em conjunto com a redução de custos e maior lucratividade.

Como essa redução de custos é feita? Ao manter a empresa em conformidade com o Fisco, ao diminuir erros nos processos e ao minimizar a incidência de multas, que são menos suscetíveis quando a contabilidade é eficiente e possui visão estratégica.

3 – Melhoria na qualidade dos processos
A contabilidade consultiva não apenas aproxima o empresário do contador, como também o empresário de seus respectivos clientes.

Tal fator ajuda na melhoria dos processos, pois as ações da empresa são voltadas para o seu crescimento espontâneo e, quando as falhas são reduzidas, a entrega dos profissionais aos clientes é otimizada.

Esse diferencial é muito importante na satisfação dos clientes e contribui para a retenção deles, afetando também na melhoria da saúde financeira empresarial.

4 – Contribui na eficiência do planejamento empresarial
Ao otimizar a gestão estratégica do negócio a partir de dados contábeis, a contabilidade consultiva também ajuda no desenvolvimento de ações voltadas para o crescimento espontâneo do seu negócio.

Ou seja: todo o planejamento da sua empresa tem bases aprofundadas e analíticas, aumentando as chances de alcançar resultados positivos.

Como você pode ver, a contabilidade consultiva representa um grande potencial competitivo para o empreendedor.

Quando aliada ao planejamento do seu negócio, essa abordagem otimiza a entrega do serviço, influenciando até na fidelização de clientes e no aumento de ganhos.

Viu como a contabilidade consultiva pode te ajudar? Então compartilhe esse conteúdo com demais gestores e empreendedores!

 

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)