DUIMP, NPI e Catálogo de Produtos – O que você precisa saber em 2022.
2022 começou há poucas semanas, mas as atualizações que farão parte do dia-a-dia do importador neste ano estão sendo implementadas desde 2018, onde começaram os testes no Portal Único e DUIMP.
Essas novidades tem a finalidade de realizar uma série de modernizações promovidas pelo governo ao Comércio Exterior Brasileiro, justamente como é o caso do Novo Processo de Importação que abordaremos um pouco mais durante esta leitura.
E por isso, separamos os principais assuntos do momento para você entender e colocar no seu radar de adaptação para os processos de importação em 2022.
Leia também: Importações em 2021 e tendências para 2022.
O que é a DUIMP
Cada dia que passa a DI (Declaração de Importação) e a DSI (Declaração Simplificada de Importação) vão ficando cada vez mais no passado dos importadores.
Isto, porque hoje temos DUIMP, ou seja, a Declaração Única de Importação, e este é o documento eletrônico que possui todas as informações de natureza:
- Aduaneira
- Financeira
- Comercial
- Administrativa
- Tributária
- E não menos importante, fiscal.
Isso tudo para o controle das importações pelos órgãos competentes da Administração Pública Brasileira na execução de suas atribuições legais. A DUIMP visa a integração de sistemas que agilizam todo o processo de desembaraço aduaneiro para os importadores.
O Novo Processo de Importação – NPI
Junto a este avanço há também o Novo Processo de Importação (NPI), uma plataforma criada pela Receita Federal – com entregas realizadas através de Metodologia Ágil -, que visa simplificar processos burocráticos de importações e facilitar a gestão de risco, melhorando o processo que até então era considerado por muito importadores como engessado.
Leia também: Metodologia Ágil para melhorar sua gestão empresarial
O Novo Processo de Importação já está impactando o cotidiano operacional das empresas que lidam com importações e as alterações anunciadas precisam ser acompanhadas.
Catálogo de Produtos
O Catálogo de produtos é um módulo da DUIMP no portal SISCOMEX, que tem o propósito de aumentar a qualidade da descrição dos produtos através de informações organizadas que auxiliem o tratamento administrativo, a fiscalização e a análise de riscos, além da utilização de benefícios fiscais.
Vale ressaltar que uma vez cadastrado o produto, as informações permanecerão no sistema e os ajustes serão como versão 2, 3 e assim por diante.
Portanto, ao realizar o primeiro cadastro, muita atenção para que sua empresa colha bons frutos desse novo processo, com menos burocratização, mais facilidade e previsibilidade da operação.
As novidades não param
Claro que as novidades não param por aqui e o Novo Processo de Importação já faz parte de mais de 30% do valor total das importações brasileiras.
Por isso, nos acompanhe aqui e nas redes sociais para ficar por dentro das facilidades e novidades que podem auxiliar seus processos de importação.
E para uma abordagem mais ampla sobre este assunto, ou como encontrar benefícios fiscais para seus processos de importação e economizar em 2022, fale conosco agora mesmo clicando aqui.
Estamos ansiosos para te ajudar, afinal, somos do tamanho do seu sucesso.