Com foco na comunicação o encontro tratou principalmente do retorno ao cliente.
Na manhã de ontem(16/03), a Bonsenhor Contabilidade recebeu a pedagoga Jane Appel da Daad-Educação e Gestão para ministrar uma palestra com o tema Comunicação – Retornos Conclusivos. O encontro aconteceu no auditório Antônio Lopes de Sá, das 08h às 12h. A equipe da Bonsenhor foi dividida em dois grupos para que todos pudessem aproveitar da melhor forma os conteúdos e tirar as dúvidas necessárias.
Ao longo do treinamento os profissionais da Bonsenhor destacaram o processo de alguns procedimentos dentro da empresa e o tempo que cada etapa leva para finalizar o procedimento. Muitas vezes um cliente faz uma solicitação mas não sabe que para executar tal tarefa são realizadas várias etapas. Porém essa demora no retorno pode preocupar o cliente. Nesse sentido, Appel destacou a importância em dar um retorno ao cliente em várias fases da execução do processo, desta forma o cliente estará a par de como o pedido está sendo executado e em que etapa este se encontra. Isso além de otimizar o canal de comunicação com o cliente, faz com que o mesmo se sinta seguro e satisfeito.
A pedagoga salientou ainda que a realidade externa ao ambiente de trabalho não pode interferir no atendimento, muito pelo contrário, o profissional deve estar com a mente sempre livre de ocasiões passadas e memórias que possam de alguma forma atrapalhar a comunicação.
Por último, deixou uma reflexão: Como podemos apresentar posicionamento dos processos em andamento para cliente externo e interno?
Quer saber mais sobre Comunicação e Retornos Conclusivos? Acesse: http://daad.com.br