No último dia (9), foi realizada no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná a reunião mensal do Movimento Nós Podemos Paraná. A programação do evento incluiu a assinatura do termo de adesão aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela Assembleia Legislativa do Paraná e posteriormente foram realizadas duas palestras cuja pauta eram as Sociedades pacíficas e inclusivas: transparência, dignidade e cidadão politicamente ativos.
O primeiro palestrante foi o vice-presidente do Observatório Social do Brasil (OSB), contador e presidente-diretor da Bonsenhor Contabilidade, Everaldo Bonsenhor. Ele ressaltou a importância do trabalho do Observatório na fiscalização das licitações municipais. O OSB atua em 110 municípios brasileiros, em 19 estados. No Paraná, está presente em 36 municípios.
“Nos últimos quatro anos, a economia gerada com a fiscalização nas licitações nos municípios de atuação foi de R$ 1,5 bilhões”, destacou Bonsenhor.
Além desta fiscalização, o OSB possui um sistema de cadastro do empresas que são avisadas dos processos de licitação. Segundo Bonsenhor, isso possibilita um número duas vezes maior de empresas participando das licitações, favorecendo assim a livre concorrência e execução do menor preço.
O segundo palestrante foi o representante do Movimento Vote Bem, Fernando Leite. O Vote Bem é um movimento apartidário, de conscientização política, que existe desde 2014 e busca estimular a reflexão sobre o voto responsável. O objetivo principal do projeto é mobilizar a sociedade sobre a importância de votar com informação e fiscalizar os representantes eleitos.
A próxima reunião do núcleo ODS de Curitiba e RMC está agendada no dia 13 de setembro, às 14h, na FAE.
Saiba mais em:
www.facebook.com/odsnospodemosbrasil
Fonte: FIEP