Novembro Azul: Saiba o que rolou na Palestra sobre o Câncer de Próstata na Bonsenhor

A Bonsenhor Contabilidade recebeu na manhã da última quinta-feira(16), o fundador do Centro de Assistência Social Esperança, Márcio Vega, para falar sobre a Prevenção ao Câncer de Próstata. A iniciativa fez parte da Campanha de Novembro Azul.

Márcio salientou que o diagnóstico precoce é a unica forma de garantir a cura do câncer de próstata. Para tal, homens (mesmo com falta de sintomas) à partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem realizar o exame preventivo (toque retal) que permite que o médico avalie alterações da glândula, como endurecimento e a presença de nódulos suspeitos. Além disso, é importante fazer também o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

WhatsApp Image 2017-11-16 at 08.46.49

 

O palestrante falou ainda sobre os principais sintomas na fase avançada, como: sangue na urina, dor óssea, vontade de urinar com frequência e dor ao urinar. Na fase inicial não há presença de sintomas e alguns sinais começam a aparecer somente quando cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada.

As chances de desenvolver células cancerígenas podem aumentar com o uso do álcool, cigarro e até mesmo os corantes presentes em bebida como refrigerantes e sucos industrializados. Por isso, Márcio ressaltou a importância dos bons hábitos alimentares e da prática de exercícios na busca pela prevenção não só do câncer de próstata mas também de outras doenças.

O  evento contou ainda com a presença da profissional Thais Foerster que também esteve presente em nossa palestra de Outubro Rosa. Thais disponibilizou o sorteio de 8 quick massagens para os profissionais da Bonsenhor. As massagens foram realizadas ainda durante a manhã e um delicioso café encerrou a palestra.

Agradecemos a presença do amigo Márcio que tem uma grande história de vida e nos trouxe um pouco de sua experiência e conhecimento sobre o Câncer de Próstata. Falar sobre a doença é fundamental, é um alerta que pode prevenir e também aumentar as chances de cura.

Sobre o Câncer de Próstata

No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele não-melanoma. Acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. A doença pode demorar a se manisfestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

Fatores de Risco

Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão ou tio com doença.
Obesidade: excesso de peso pode contribuir para o desenvolvimento desse tumor.
Raça: Homens de pele negra sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

 

Isso pode te interessar:

Há mais de 35 anos ajudando empresas a crescer com segurança e confiança. Atuamos com ética, inovação e compromisso para simplificar a gestão e fortalecer o futuro do seu negócio.

CRC PR 005900/O

Fale conosco

Estamos prontos para ajudar!