Para entender o que são AgTechs é preciso observar que, se em outras épocas a maioria das pessoas trabalhavam no campo, hoje isso mudou e o agronegócio produz muito mais com muito menos necessidade de mão de obra.
Isso ocorreu graças à tecnologia empregada. Contudo, temos um enorme desafio para os próximos anos. Segundo a AFP, a população urbana vai dobrar até 2050, ocasionando esgotamento de recursos, poluição e perda da biodiversidade.
Para suprir essa nova demanda mundial, o setor agroindustrial precisará aumentar a produtividade de forma mais sustentável, usando menos espaço e com maior responsabilidade ambiental. Do contrário, corremos o risco de comprometer nossa qualidade de vida em razão dos impactos negativos.
Leia também: Vantagens competitivas entre o meio ambiente e os novos fazendeiros
Por isso, as AgTechs despontam como uma das grandes apostas em termos de negócios promissores para investimento. Antes de entrar propriamente no tema, entenda melhor o que são.
O que são AgTechs?
AgTech é um termo que surgiu nos Estados Unidos. Ele denomina empresas que promovem inovações no setor do agronegócio por meio de novas tecnologias aplicadas no campo. Entre elas:
- softwares para o setor;
- iniciativas voltadas para a criação de alternativas energéticas;
- aproveitamento de resíduos;
- controle ambiental;
- monitoramento;
- biotecnologia e sementes.
Como já adiantamos, a crescente demanda por produzir cada vez mais com menos impacto ambiental tem impulsionado os investimentos no setor.
Um bom motivo para ficar de olho nesse mercado é que o Brasil tem startups de destaque e relevância no agronegócio e, por isso, o setor de AgTech é promissor por aqui. Para ter uma ideia, a Bug Agentes Biológicos, que vende insetos criados em laboratório para combate de pragas, está entre as 50 empresas mais inovadoras do mundo.
Quais as tecnologias envolvidas?
O campo de aplicação da tecnologia no agronegócio é muito vasto. As oportunidades incluem o desenvolvimento de soluções voltadas para:
- fertilização;
- controle de pragas;
- produção; e
- logística.
Os equipamentos agrícolas como tratores, colheitadeiras e outros implementos tendem a incorporar em escala tecnologias da internet das coisas (IoT). A facilidade de uso é um grande estímulo para que as novidades sejam aceitas no setor e a IoT funcione com autonomia.
A internet das coisas permite monitorar o desempenho desses equipamentos em tempo real com o uso de sensores. Eles podem informar, por exemplo, o aquecimento excessivo de uma peça ou outro problema que indique a necessidade de troca antes que ocorra uma quebra.
Leia também: O que é o Agro 4.0 as vantagens para o seu negócio
Além disso, drones, dados de satélites e alternativas de geolocalização são uma promessa importante, uma vez que é difícil monitorar tudo o que acontece no campo.
Quais os benefícios para o agronegócio?
Embora a produtividade implique a possibilidade de aumento da lucratividade e da rentabilidade, o setor oferece grande oportunidade em razão do aumento da demanda. Por isso, um benefício significativo é o de poder investir em um ramo com grande promessa de crescimento.
Além disso, a tecnologia vai garantir mais informações em tempo real sobre o que ocorre no campo, incluindo informações climáticas. Esse tipo de solução promete otimizar processos e o uso de recursos. Inclusive, diminuindo o espaço necessário para plantar e criar animais.
Outro aspecto é que o transporte e armazenamento de produtos do campo é um grande problema. No Brasil, é comum observarmos notícias que informam sobre a grande perda que temos no transporte, especialmente de grãos. Só de soja, registra-se a estimativa de 115 toneladas perdidas em uma única safra.
Leia também: Gestão de Colheita, Como evitar Perdas
As AgTechs podem ajudar a diminuir o problema de logística com melhor controle, novas tecnologias de armazenagem e outras soluções.
Uma abordagem mais detalhada sobre este assunto pode trazer vantagens competitivas ainda maiores para o seu negócio. Afinal, além dessas dicas, existem diversas possibilidades que se adequam a sua forma de gestão.
E por isso, a nossa missão é encontrar as melhores soluções para o crescimento do seu negócio, afinal, somos do tamanho do seu sucesso.
Portanto, fale conosco clicando aqui, e conte com a Contabilidade que está há mais de 30 anos ao lado de um dos maiores portos da América Latina, além de sermos certificados pelo selo de qualidade ISO9001.
Fonte: Transformação Digital.