Pesquisar

Vantagens competitivas entre o meio ambiente e os novos fazendeiros

Vantagens competitivas entre o meio ambiente e os novos fazendeiros

Nos últimos anos, a agricultura brasileira consolidou-se como uma das mais sustentáveis do mundo. A adoção de novas tecnologias, a gestão responsável dos recursos naturais e a busca permanente pelo equilíbrio entre produção e preservação tornaram algumas lavouras do país símbolos internacionais de respeito ao meio ambiente.

Isto porque como bem sabem os grandes fazendeiros do país, o caminho da sustentabilidade é o único que vai garantir mercados e competitividade mundo afora.

E por isso, na semana do meio ambiente, trazemos a relação do novo fazendeiro e o meio ambiente, um modelo que tem como objetivo a otimização de recursos e melhorias ambientais. Continue a leitura e confira nossas dicas que poderão ajudar seu negócio também!

Por que os fazendeiros se preocupam com o meio ambiente?

O antigo modelo de gerir fazendas baseava-se apenas na expansão da lavoura ou gado, porém hoje percebe-se que é possível produzir mais e melhor em menos espaço, isso porque a otimização da terra e a possibilidade de investir em outras culturas traz uma produtividade ainda melhor para o negócio.

A tecnologia na agricultura é a chave

Desde 1990, a área plantada com grãos no Brasil cresceu 77%, enquanto a produção avançou 346%, ou seja, a produção por hectares disparou. Isso só foi possível com o desenvolvimento tecnológico e o avanço das técnicas de plantio. Além disso, devido ao notável aumento da produtividade, milhões de hectares de floresta deixaram de ser derrubados.

Sustentabilidade e a competitividade na agricultura

Além de uma questão econômica, ser sustentável tem se tornado cada vez mais uma questão de sobrevivência no mundo atual para fazendeiros.

Com países importantes que contribuem para as exportações do país cada vez mais exigentes sobre questões ambientais, desprezar o meio ambiente, é abrir mão de oportunidades de negócios.

Portanto, para se manter competitivo perante o mercado internacional, o novo fazendeiro precisa estar atento a estas questões. Do contrário, acabará com poucos recursos e desvantagens competitivas.

O mercado para os novos fazendeiros:

  1. Mais Riquezas

Em 2012, o agronegócio respondia por 19% do PIB do Brasil. Atualmente, o índice está próximo de 22%. Projeções mostram que a economia do país encolheu 4,5% no ano passado. Para o agro estima-se um avanço de 1,5%.

  1. Maior Produtividade

De 1990 até hoje, a área plantada com grãos cresceu 77% no país, enquanto a produção avançou 346%. O aumento explosivo da produtividade por hectares evitou que novas áreas fossem devastadas.

  1. Conectados e tecnológicos

Estudo recente mostrou que 84% dos produtos e prestadores de serviços rurais fazem uso de pelo menos uma tecnologia digital em benefício da produção agrícola. A inovação no campo torna as lavouras mais eficientes e menos nocivas ao meio ambiente.

  1. Bilhões de reais no mercado Financeiro

Desde 2015 e até agosto de 2020, foram realizadas no Brasil 50 emissões de green bonds – títulos para financiamento de projetos sustentáveis no agronegócio -, que totalizaram 50 bilhões de reais. Estima-se que o mercado tenha potencial para captar 700 bilhões de reais.

  1. Alimento para o mundo

Com o aumento da população global, a redução da pobreza e o crescimento da classe média, o consumo de produtos agrícolas será 20% maior até 2030. Desse total, 40% deverão vir do Brasil.

Agora que você já tem alguns bons motivos para seguir um modelo de gestão de fazenda mais sustentável, deve estar se perguntando:

Como tornar minha fazenda mais sustentável?

Confira algumas dicas:

  1. Presença do gado na plantação

Isso porque a presença do gado na plantação, gera a recuperação de áreas de pastagem degradadas.

  1. Placas solares

As placas solares podem gerar energia suficiente para armazéns, máquinas, etc.

  1. Sistema de captação de água da chuva

O sistema de captação de água da chuva, pode ser direcionado à lavagem de maquinários e irrigação da lavoura, por exemplo, e assim dispensa-se a utilização dos lençóis freáticos.

  1. Aplicativos para a gestão da lavoura

Através de aplicativos de gestão as ações e respostas se tornam mais precisas em todas as etapas de uma operação agrícola. A partir de uma análise de dados detalhada e apurada, é possível coletar informações e transmiti-las por meio digital.

Leia também: O que é o Agro 4.0 as vantagens para o seu negócio

Soluções que vão além!

Uma abordagem mais detalhada sobre este assunto pode trazer vantagens competitivas ainda maiores. Afinal, além dessas dicas, existem diversas possibilidades para o seu negócio.

E por isso, a nossa missão é encontrar as melhores soluções para o crescimento do seu negócio, afinal, somos do tamanho do seu sucesso.

Portanto, fale conosco clicando aqui, e conte com a Contabilidade que está há mais de 30 anos ao lado de um dos maiores portos da América Latina, além de sermos certificados pelo selo de qualidade ISO9001.

Fontes: CNI, CNA, Embrapa, Inpe, Ipea, Sitawi e Veja.

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)