Pesquisar

Ano Novo Chinês e os Impactos nas Importações

O Ano Novo Chinês e os Impactos nas Importações

Se você importa produtos da China, provavelmente já está familiarizado com o Ano Novo Chinês e os impactos nas importações. 

E além disso, talvez sua produção já tenha algum histórico com o Ano Novo Chinês.

Portanto, em caso afirmativo, você sabe que o Ano Novo Chinês envolve desde interrupções na produção até perdas de embarque, o que afeta diretamente as suas importações.

Se este é o seu primeiro Ano Novo Chinês, nossa missão é auxiliar para que a sua fábrica não pare, que seus negócios continuem fluindo conforme o planejado, e minimizar quaisquer impactos negativos.

Leia também: Back Office: O que é, e qual a importância dentro da sua organização.

Quando começa o Ano Novo Chinês?

Neste ano, o Ano Novo Chinês começará na terça-feira, 1º de fevereiro de 2022.

Normalmente, os escritórios e fábricas chinesas fecham durante o período de três semanas. Isto porque permitem que os trabalhadores, tenham tempo de voltar para casa, permitindo assim, que passem o feriado com suas famílias e amigos.

Deslocamento Interno no período do Ano Novo Chinês

Além das paralisações que ocorrem nesta época, para você ter uma ideia dos impactos, internamente ocorre uma grande migração dos chineses durante o feriado do Ano Novo Chinês.

Um exemplo disso, foi destacado pelo Baidu, a versão chinesa do Google, onde um mapa interativo rastreou os padrões de migração em todo o país. Em 2015, cerca de 80 milhões de trabalhadores, a maioria de áreas urbanas da China, viajaram por estrada, trem e avião de volta para suas cidades natais durante o Ano Novo Chines.

Bem vemos que, assim como no Brasil, os feriados são considerados um momento para a família e o calendário de negócios chinês reflete isso.

Entenda porque o Ano Novo Chines pode impactar suas importações

Talvez você esteja do outro lado do mundo se perguntando por que deveria estar atento e planejar o maior feriado chinês do ano. Portanto, pegue sua agenda e acompanhe o conteúdo até o final! Afinal, temos inclusive uma dica bônus incrível para te ajudar!

Embora o Ano Novo Chinês oficialmente dure apenas uma semana, muitas fábricas e negócios fecham cerca de 10 dias antes do Ano Novo Chines para permitir que os trabalhadores voltem para casa.

Por isso, há sempre uma corrida louca para despachar produtos dos portos antes que o país inteiro feche.

Algumas consequências desta data nos seus processos de importação:

  • Valor do Frete Marítimo ainda mais alto;
  • Tempo de Trânsito mais longo;
  • Possível Atraso no Porto;
  • Além de possível rolagem de embarque;

Leia também: Como minimizar o impacto da Alta dos Fretes Marítimos

Além disso tudo, vale levar em consideração o tempo de retomada das operações normais após o ferido, o que pode interromper a programação de produção e envio por até três semanas ou mais.

Curiosamente, o feriado do Ano Novo Chinês também é considerado pelos chineses uma excelente oportunidade de mudança de emprego, e muitos trabalhadores não voltam ao trabalho.

Isso pode levar a tempos de produção ainda mais longos, pois as fábricas lutam para encontrar novos trabalhadores e aumentar os pedidos de produção.

Como a China é um gigante econômico na indústria de exportação global, os efeitos do Ano Novo Chinês podem repercutir em todo o mundo, principalmente em importadores.

Dicas para se planejar para o Ano Novo Chines nas importações

O que você pode fazer para manter sua empresa a todo vapor, com as importações em dia e funcionando perfeitamente quando um dos maiores exportadores do mundo fecha as portas por quase um mês?

Para te ajudar nesta missão, aqui estão 10 dicas para planejar as importações para minimizar quaisquer impactos no seu negócio pelo Ano Novo Chinês. Portanto, confira:

 1. Entenda o que acontece durante o Ano Novo Chinês

No Brasil, é difícil imaginar nossos negócios fechando por três semanas ou mais.

Porém, a maioria de nós tira férias longas e agradáveis, mas há uma boa chance de nossos escritórios ainda estarem abertos enquanto estivermos fora.

Portanto, depois de entender que a China fecha quase tudo para o Ano Novo Chinês e nada, absolutamente nada, sairá da China durante esse tempo, o melhor a fazer é planejar.

Afinal, seus pedidos precisam ser enviados antes do Ano Novo Chinês, por isso lembre-se de planejar o estoque necessário para passar o feriado tranquilo.

2. Garanta uma relação de confiança com seu fornecedor ou fabricante

Existem poucas coisas tão valiosas quanto estabelecer um relacionamento forte com seu fornecedor ou parceiro de fabricação na China desde o início.

Portanto, se você estiver comprando da China e começando a construir sua rede de fornecedores agora, será difícil construir esse relacionamento nos meses próximos ao Ano Novo Chinês.

Isto porque há uma pressão imensa sobre as fábricas chinesas logo antes do Ano Novo Chinês, e se você for o cliente mais novo, é provável que suas importações não sejam prioridade nos pedidos.

Talvez você possa encontrar parceiros que garantam medidas para ajudar seus clientes a planejarem o Ano Novo Chinês.

Uma das vantagens de trabalhar com um parceiro de indústria é que ele geralmente tem anos de experiência na construção de uma rede de fornecedores confiável e pode ajudar a garantir que seu produto seja enviado a tempo durante a agitada correria do feriado.

Leia também: Comércio exterior: a importância da contabilidade para importadoras e exportadoras

3. Crie uma previsão para o durante e depois do Ano Novo Chinês

Se você for capaz de prever a quantidade de produtos que precisará nos primeiros 3 a 4 meses do ano , terá uma vantagem ao garantir que sua empresa tenha estoque suficiente durante o período do Ano Novo Chinês.

Portanto, para te ajudar, dá uma olhada nessa regra simples que pode te ajudar:

  • Para pedidos normalmente recebidos em março, solicite 50% do volume em janeiro.
  • E os outros 50% desse pedido em fevereiro.

Além disso, outra grande vantagem de dar uma previsão para seu fornecedor é que a fábrica terá sua demanda após o Ano Novo Chinês, e dessa forma começa a recrutar e treinar os trabalhadores com antecedência, já sabendo que uma parte de sua equipe não retornará.

4. Aumente seu estoque com antecedência

A previsão que você criou para nossa última dica será útil para este conselho também.

Se você já sabe de quanto produto vai precisar para a primeira parte do próximo ano, pode começar a pedir um pouco mais agora para compensar a falta de pedidos e desta forma garantir o estoque.

Uma previsão precisa e um histórico de vendas anterior serão benéficos para manter o estoque em níveis gerenciáveis ​​e garantir que você não faça pedidos em excesso.

5. Entregue a carga no porto com antecedência

Se você for responsável por organizar sua própria logística da China até a porta de sua empresa ou cliente, reserve os fretes marítimos com bastante antecedência do Ano Novo Chinês.

Afinal, os fretes marítimos aumentam significativamente durante o Ano Novo Chinês, quando há maior número de carregamentos esperando para deixar o porto antes que tudo seja encerrado.

Além disso, é comum que  contêineres sejam transferidos para a próxima reserva durante as semanas que antecedem o Ano Novo Chines;

Ou seja, seu container pode ser transferido para o próximo navio disponível para a sua rota. Dependendo da frequência com que um contêiner é movido, isso pode significar dias ou semanas de atrasos.

6. Valide outras rotas de importação

Considere trabalhar com um fornecedor que tenha operações em outros países além da China.

Isso não apenas ajudará a diversificar sua cadeia de suprimentos, mas também é possível que o fabricante encontre um fornecedor reserva, se necessário, durante o feriado chinês.

Além disso, alguns produtos são feitos de componentes de vários países, o que ajuda a aliviar a pressão de uma fábrica que faz todo o trabalho.

Por exemplo, os componentes podem ser adquiridos da China e enviados ao Vietnã para montagem e embalagem.

Mas lembre-se de que o Vietnã também comemora seu feriado do Ano Novo Lunar, chamado Tet, na mesma semana do Ano Novo Chinês.

No entanto, o Tet geralmente dura apenas uma semana, no máximo. E além disso, o efeito Tet está longe de ser tão grande quanto o Ano Novo Chinês. De qualquer forma, fábricas e negócios fecham por uma semana para permitir que os trabalhadores passem mais tempo com suas famílias.

7. Implementar um Plano de Gestão da Qualidade

A última coisa que você deseja é que um pedido de mercadorias com problemas de qualidade seja enviado antes do Ano Novo Chinês.

Isto porquê o fabricante poderá estar focado em produzir com velocidade, e acabar pecando na qualidade.

Portanto, este é mais um momento em que o relacionamento de um fornecedor ou fabricante confiável ajudará totalmente no seu processo de importação próximo ao Ano Novo Chinês.

Afinal, obter um gerenciamento de qualidade e um plano de inspeção completo reduzirá drasticamente os riscos de atrasos no envio devido a problemas de qualidade ou, pior, enviar mercadorias defeituosas até a porta do cliente.

8. Plano para o pós Ano Novo Chinês

Você lembra de quando mencionamos que nem todos os trabalhadores da fábrica voltarão ao antigo emprego após o Ano Novo Chinês?

Portanto é importante que você planeje o pós do Ano Novo Chinês para os seus processos de importação.

Afinal, se houver falta de mão de obra, pode levar semanas, às vezes meses, para que a fábrica volte à velocidade normal de produção enquanto procura trabalhadores.

Ou seja, ter a previsão que mencionamos ou aumentar o estoque, deve ajudar a mantê-lo estável até que as fábricas estejam produzindo com capacidade total novamente.

09. Comece a planejar o Ano Novo Chinês para suas importações com antecedência

Nunca é cedo demais para começar a planejar o maior feriado da China.

Porém, quanto mais cedo você começar, melhor será sua cadeia de suprimentos.

Portanto, analise seu histórico de vendas do ano passado, comece a fazer uma previsão e trabalhe com seus fornecedores e parceiros de fabricação agora para começar a planejar o feriado chinês que se aproxima.

Afinal, saber o que esperar durante o Ano Novo Chines para suas importações é apenas metade da batalha.

Além disso, estar bem preparado é a melhor maneira de aliviar qualquer impacto negativo nos seus processos de importações.

10. Os feriados não param por aí!

Planeje com antecedência para outros feriados chineses, afinal o Ano Novo Chinês pode ser o maior feriado, mas na verdade existem vários outros feriados chineses que podem afetar seus negócios.

Abaixo estão as próximas datas de 2022 para os feriados chineses adicionais:

  • Qing Ming Jie (dia de varredura da tumba) – terça-feira, 5 de abril
  • Dia Internacional do Trabalho – domingo, 1º de maio
  • Festival do Barco-Dragão – sexta-feira, 3 de junho
  • Festival do Meio Outono / Festival da Lua – sábado, 10 de setembro
  • Feriado da Golden Week – sábado, 1º de outubro – sexta-feira, 7 de outubro 

Dica Extra!

Como dissemos anteriormente, nunca é tarde para planejar, e por isso, para o próximo Ano Novo Chinês, separamos uma dica extra para o seu planejamento.

Vamos lá: o período ideal para estar com seu planejamento do 1º trimestre do ano seguinte, é até a 2ª quinzena de Outubro, colaborando para que as estratégias do seu fornecedor estejam alinhadas com as necessidades das suas importações.

Compartilhe essas dicas com sua equipe, e caso precise de uma abordagem mais completa, fale conosco agora mesmo clicando aqui.

Além disso, temos uma equipe voltada para entender as necessidades da sua importadora, focamos nas melhores e mais rentáveis tributações para a sua importação.

Afinal, somos do tamanho do seu sucesso!

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)