O Brasil tem um dos ambientes de negócios mais burocráticos do mundo. Não à toa, ocupamos a posição 125 dentre 190 países no ranking global sobre a facilidade de se fazer negócios, Doing Business, realizado anualmente pelo Banco Mundial. Com tantos entraves para as empresas, nossa economia patina e perdemos competitividade global, deixando passar a oportunidade de transformar o Brasil numa potência econômica.
Um dos piores aspectos de nosso ambiente de negócios é a burocracia para a abertura, regularização e fechamento de empresas. O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil está em 79 dias. Nesse quesito, ocupamos a incômoda 176ª posição. Isso significa tempo e recurso dos empreendedores desperdiçados, potencial de arrecadação do governo reduzidos e incentivo à corrupção.
Pensando nisso, a empresa Endeavor lançou uma campanha para a redução da burocracia no Brasil, #burocraciaparatudo.
2018 é ano de eleições e, com toda a crise que estamos vivendo, esse é o momento certo para demandarmos as mudanças que queremos ver implementadas. Reduzindo a burocracia, os empreendedores podem usar seu tempo e recursos para gerar mais empregos, aumentar a produtividade, movimentar a economia e contribuir para o desenvolvimento do país.
Agora você pode fazer algo para mudar essa realidade. O movimento #burocraciaparatudo está pressionando mais de 500 governantes – do presidente a prefeitos, governadores e deputados – a acelerarem os projetos de simplificação para a abertura, regularização e fechamento de empresas.
Saiba mais sobre esta campanha completa em www.burocraciaparatudo.com.br.