A temporada de compras de natal, de novembro a dezembro, é uma época de boom para a maioria dos comércios.
As vendas estão em alta, e novos clientes são abundantes. Então, por que não usar a temporada para impulsionar as vendas o ano todo?
Além disso, os compradores recorrentes normalmente valem mais para o seu negócio do que três ou quatro clientes que compram somente uma vez.
Inclusive, diversos estudos mostram que, mesmo pequenas melhorias feitas na retenção de clientes têm um impacto significativo no lucro. Isto porque um aumento de 5% na taxa de retenção de clientes poderia levar a um aumento de 25% a 95% no lucro.
Portanto, para que seu negócio continue vendendo para os novos clientes durante o ano todo, confira nossas 6 dicas!
Crie um programa de Fidelidade
Os programas de fidelidade são padrão entre grandes empresas e até mesmo para pequenos comércios. Empresas como a Magazine Luiza, implementam essa estratégia com recompensas sendo distribuídas regularmente. Aqui está um exemplo desse tipo de programa de recompensa:
Fonte imagem: Canaltech
Para participar, basta o cliente realizar, no mínimo, 3 compras em datas distintas nos últimos 24 meses. Apesar de não pagar nada para integrar esse programa, para permanecer e assegurar as vantagens do programa, é importante realizar compras na loja com uma certa regularidade.
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Ou seja, o cliente acaba sempre voltando para garantir suas recompensas.
Além disso, você pode criar um sistema de pontos simples para o seu negócio. Os sistemas de pontos devolvem aos consumidores uma fração de cada real gasto como crédito na loja. Pense nisso como algo semelhante aos cartões de crédito que oferecem pontos de recompensa aos clientes. O objetivo é tornar o resgate de pontos de fidelidade fácil e gratificante, o que incentiva os consumidores a voltarem para fazer compras repetidas.
Equipe de Atendimento Incrível para Fidelizar Clientes
Durante as festas de fim de ano, é provável que você precise aumentar sua equipe de atendimento/vendas. Esta época do ano é ótima para vendas, mas também apresenta o maior número de devoluções e reclamações de clientes.
Portanto, você deve realizar treinamentos regularmente com sua equipe de atendimento, especialmente durante os períodos de transição no início do novo ano.
Além disso, o jogo de cintura com os clientes que desejam realizar trocas, deve estar em dia, afinal, esta é a oportunidade de realizar mais vendas!
Sempre revise os procedimentos de treinamento e contrate uma equipe de atendimento de alto nível.
Afinal, uma má experiência pode fazer com que alguém saia da sua empresa e nunca mais olhe para trás.
Informe seus Clientes
Talvez você não saiba, mas o marketing por email ainda é uma das melhores maneiras de alcançar seus clientes. Afinal, mais da metade da população usa e-mail frequentemente, e construir relacionamento por meio desse canal é muito fácil.
Como regra geral, você deve utilizar os emails da sua base de clientes. Depois da temporada de compras de fim de ano, comece a enviar uma campanha, útil e rica em informações ou até mesmo, um boletim informativo para seus clientes de Natal.
Afinal, se os clientes ficaram satisfeitos com a experiência no fim de ano, provavelmente farão compras na sua loja novamente, principalmente se você oferecer a eles um desconto exclusivo por e-mail.
Se mantenha Conectado com os clientes
As mídias sociais são uma das melhores ferramentas para o seu negócio, sem dúvidas.
Isto porque se você deseja fidelizar clientes após as compras de natal, deve continuar a interagir com as pessoas que se interessaram pelo seu negócio.
Portanto, tente atualizar sua conta com novas postagens, pesquisas ou compartilhe comentários e elogios dos seus clientes.
Inclusive, você pode compartilhar diferentes tipos de conteúdo em seu perfil. Por exemplo, os clientes adoram ler conteúdos interessantes e envolventes. Porém, os conteúdos de vídeo têm cerca de 1.200% mais compartilhamentos quando comparado ao conteúdo de texto.
Ou seja, diversificar seu conteúdo te ajudará a alcançar todos os interessados em sua marca. Quanto mais tipos de conteúdo você oferecer ao seu público, maior será a probabilidade de ele continuar investindo em seu negócio.
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Dica Extra para Fidelizar Clientes
O Natal acabou, então tente fazer a sua loja refletir isso com seu visual novo.
Isso significa mudar a música, retirar as decorações temáticas do natal e as sinalizações promocionais de dezembro, e dar uma nova aparência à loja.
Provavelmente, muitas das pessoas que chegam agora estavam por aí antes do Natal e podem ser estimuladas a olhar mais em volta se a atmosfera tiver mudado.
Tenha um ano novo incrível!
A temporada de compras de natal é sempre mais estressante do que o resto do ano.
Esse estresse adicional geralmente leva a uma grande recompensa na forma de vendas, crescimento e geração de potenciais e novos clientes.
Portanto, é sua missão capitalizar essas oportunidades para expandir seus negócios.
Agora você sabe como fidelizar clientes depois que todos terminam suas compras de Natal.
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