Pesquisar

O que preciso saber antes de começar a importar

O que preciso saber antes de começar a importar

O que você precisa saber antes de começar a importar, em um mundo onde fornecedores oferecem uma ampla variedade de produtos que podem ser adequados ou não ao seu negócio?

Para te ajudar nesta questão, preparamos um conteúdo que será uma bússola para você e seu negócio!

Você pode encontrar produtos com preços mais baixos, proporcionando uma vantagem competitiva, ou novos produtos que permitam a venda de algo completamente diferente.

Assim como quando você compra produtos no Brasil, é importante encontrar bons fornecedores, portanto, certifique-se de que eles ofereçam o que você deseja e assim realize um bom negócio de fato.

Importar também pode apresentar complicações, como gerenciar relacionamentos de longa distância, organizar transporte internacional e desembaraço aduaneiro. Por isso é importante ter certeza de que você está pronto para importar antes de se comprometer.

Planejamento para começar a importar

Planejar seus objetivos com o processo de importação, deve ser algo bem claro para visualizar o que você pretende atingir. 

Você pode querer encontrar uma fonte mais barata de produtos no exterior ou importar produtos que ainda não estão disponíveis no Brasil para oferecer aos seus clientes.

A importação deve se adequar à sua estratégia geral de negócios. Por exemplo, importar mercadorias de baixo custo pode fazer parte de uma estratégia de controle de custos, mas você deseja ter certeza de que isso não compromete sua reputação de qualidade.

Portanto, é importante validar quanto tempo, dinheiro e esforço você deseja dedicar para ajustar e gerir suas atividades de importação.

É improvável que você queira investir pesadamente em uma importação pequena e pontual, certo? Mas se a importação for uma parte importante do seu negócio, você pode estar preparado para gastar mais na busca dos melhores fornecedores, na construção de relacionamentos e assim por diante.

Além disso, você precisa decidir quanto envolvimento deseja ter no processo de importação. Afinal, importar pode ser bastante simples se você negociar apenas com fornecedores experientes que cuidam da maior parte da papelada e da logística e obter ajuda de um profissional de importação. Por outro lado, lidar com fornecedores menos experientes e lidar com o processo sozinho pode consumir muito mais tempo, mas também pode ser mais lucrativo.

O planejamento já está ok? Vamos para a segunda etapa!

Sobre o processo de importação

A importação de produtos de fornecedores estrangeiros também envolve uma lista burocrática. Depende de você estabelecer o que você precisa e encontrar o fornecedor certo.

Portanto, verifique se o fornecedor tem crédito e se ele atenderá aos seus padrões de qualidade. Além disso, vale verificar os subcontratados do fornecedor.

Lembre-se que você precisará negociar acordos e gerenciar o relacionamento. Tudo isso pode se tornar mais complicado devido às distâncias envolvidas e aos diferentes idiomas, culturas de negócios e ambientes jurídicos.

Além disso, verifique se todos os produtos se adequam aos seus processos de produção e satisfazem as demandas do cliente. Há também outras questões a serem consideradas, como se os produtos importados atendem aos requisitos legais do Brasil ou exigem uma licença de importação.

Importante:

Resolver problemas – como entregas incompletas – pode ser difícil, por isso é importante planejar com antecedência. Por exemplo, você pode decidir manter estoques extras para não esgotar, mesmo se uma entrega atrasar ou contiver produtos com defeito.

Logística e Pagamento

Dependendo do contrato com o seu fornecedor, você pode ser responsável por liberar as mercadorias na alfândega. Também pode ser necessário providenciar algum transporte e seguro de carga, por exemplo, de um porto Brasileiro para suas instalações.

Por isso, elabore um acordo claro definindo as responsabilidades de cada parte e quem está em risco se as mercadorias atrasarem, forem danificadas ou perdidas durante a entrega.

Além disso, considere os custos extras envolvidos, incluindo transporte, seguro e direitos e impostos de importação. Quer você pague diretamente ou por meio de uma margem de lucro adicionada pelo seu fornecedor, eles podem aumentar significativamente o custo geral dos produtos importados. Os problemas de pagamento também podem ser mais complexos, especialmente se você estiver negociando em moeda estrangeira.

Fale com nossa equipe Especializada em Importação agora mesmo, basta clicar aqui.

Habilidades e Recursos para começar a importar

Antes de começar a importar, você deve avaliar se possui as habilidades e os recursos certos.

Você precisa entender os procedimentos alfandegários do Brasil e garantir que tenha a papelada correta quando as entregas chegarem em território nacional. O comércio internacional costuma usar métodos de pagamento, como cartas de crédito, que exigem compreensão da documentação de pagamento. Se você concordar em pagar em moeda estrangeira, também precisará ser capaz de lidar com câmbio. Você provavelmente precisará de novos sistemas administrativos para rastrear entregas e pagamentos e gerenciar a papelada.

Se você não possui as habilidades necessárias, pode investir em treinamento. Ou você pode usar outra pessoa – como um agente de importação – para lidar com áreas especializadas. Você também pode precisar de pessoal extra para lidar com a carga de trabalho adicional.

Como alternativa, você pode decidir negociar apenas com fornecedores que lidam com a maioria dos procedimentos. Afinal, muitos importadores de primeira viagem ou de pequeno porte preferem manter as coisas simples.

Negociação

Entender seus próprios pontos fortes e fracos, e quais são as prioridades do seu fornecedor, ajuda você a realizar o melhor negócio.

Ou seja, a melhor maneira de dividir a responsabilidade pela entrega e pelo desembaraço aduaneiro depende de suas habilidades e dos terceiros que você usa. Pode ser mais econômico para você (ou seu agente) lidar com o desembaraço aduaneiro nacional e posterior entrega em suas instalações. Antes de finalizar o contrato, certifique-se de que você pode cuidar de tudo o que está envolvido.

Tente planejar com antecedência. Mesmo que o fornecedor seja responsável por algo, ou você contrate um agente, você ainda pode ter problemas se as coisas derem errado, por exemplo, se uma entrega não chegar e você não puder atender seus próprios clientes. 

Leia também: 5 Dicas para a Gestão Comercial da sua empresa

Independentemente do que você negocie, é importante ter um contrato claro que estabeleça exatamente os termos de pagamento e entrega que você concordou. O uso de Incoterms (Termos Comerciais Internacionais) ajuda a reduzir o risco de problemas de entrega ou mal-entendidos. O contrato também deve abranger qual pagamento é necessário, quando e em que moeda e qual método de pagamento será usado. Você pode consultar um especialista em comércio internacional.

Fale com nossa equipe Especializada em Importação agora mesmo, basta clicar aqui.

Estou pronto?

Você pode usar esses pontos para ajudá-lo a decidir se está pronto para começar a importar ou descobrir o que mais você precisa fazer para se preparar.

Ou se preferir, converse com nossa equipe Bonsenhor especializada em importação.

Afinal, podemos oferecer o suporte necessário para ajudá-lo com qualquer questão relacionada ao seu negócio ou se você estiver apenas pensando em começar, também podemos ajudá-lo com isso. Clique aqui e fale conosco agora mesmo.

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)