Pesquisar

Como incentivar a inovação em sua equipe?

Como incentivar a inovação em sua equipe

Toda inovação acontece por conta da ideia de alguém. Portanto, estimule sua equipe a nutrir pequenas percepções no ambiente corporativo. Os benefícios podem ser maiores do que o esperado!

Hoje, a inovação está ao nosso redor. De novas tecnologias a novos modelos de negócios, a própria ideia de inovação está decolando tão rápido quanto os negócios que a adotam. A busca por heads de inovação, por exemplo, tem aumentado todos os meses para que as empresas possam explorar novas tecnologias para ajudá-las a implementar o processo de inovação.

Mas, nem todas as empresas estão preparadas para promover a inovação em suas organizações. Mudar os sistemas e procedimentos do local de trabalho exige resiliência e flexibilidade, e o que encontramos é uma triste realidade que muitos profissionais ainda têm medo ou continuam a resistir às mudanças.

Mas então, como você pode mudar essa perspectiva e estimular a inovação na sua empresa?

Existem muitas ideias fáceis de implementar que podem ajudar a criatividade e a paixão a fluírem dentro de sua empresa. Além disso, podem garantir que a sua empresa não fique no passado!

Empreendedorismo Corporativo:

Empreendedorismo Corporativo ou intraempreendedorismo é um comportamento adotado para desenvolver novos negócios, produtos, serviços ou processos dentro de uma corporação já existente.

A finalidade deste comportamento é gerar valor e crescimento de receita por meio do pensamento e da ação empreendedora dos seus colaboradores.

Ou seja, este comportamento pode ser adotado por qualquer profissional da sua empresa a fim de inovar dentro da organização.

Portanto, você pode incentivar o intraempreendedorismo em sua organização com etapas simples, como estabelecer onde seus funcionários podem chegar com suas ideias, instituir uma política de “nenhuma ideia é uma má ideia“, reunir o apoio de que seus funcionários precisam para experimentar suas ideias e deixá-los lançar uma decisão.

Talvez você se interesse por: Empreendedorismo Corporativo: O que é e Como Implementar no seu negócio!.

Incentive a Pesquisa:

Além de incentivar sua equipe a experimentar, incentive-os a fazer suas próprias pesquisas também.

Portanto, deixe que os interesses e paixões pessoais dos seus colaboradores liderem enquanto eles procuram novas tecnologias, através da leitura de artigos, escrita ou até mesmo relatórios da empresa. Ou seja, nesta etapa o que importa é a sede por conhecimento!

Saia da zona de conforto:

Não há melhor maneira da sua equipe pensar fora da caixa do que atribuir a eles projetos novos e empolgantes fora do escopo de suas atividades diárias.

Embora alguns colaboradores possam inicialmente reagir com medo do fracasso, no final das contas eles se envolverão com a chance de tentar algo novo em seu ambiente de trabalho de apoio “nenhuma ideia é uma má ideia”.

Pense fora da caixa:

As empresas inovadoras de maior sucesso sabem que são mais do que apenas seus produtos e serviços.

Por isso, em vez de apenas definir sua empresa pelo que ela vende, identifique seus ativos e habilidades estratégicas! Além disso, como bônus, sua equipe também estará inspirada a sentir que são mais do que apenas suas funções.

Leia também: Lições que você pode aprender com grandes empresas.

Você também é inovação:

A inovação começa no topo, afinal, os líderes devem ser modelos para a paixão, positividade, direção, visão e abraçar a mudança.

O futuro da sua empresa é decidido hoje. Portanto, se você acha que sua empresa está sendo deixada para trás por concorrentes inovadores e velozes, não tenha medo! 

Afinal, o medo é o inimigo número um da criatividade e, como vimos, estimular a criatividade é a chave para abraçar a inovação em sua empresa.

Há muitas maneiras de você começar a trazer inovação para sua empresa, e grandes mudanças não acontecem de uma só vez.

Comece pequeno, com qualquer uma das ideias acima e, aos poucos, vá acrescentando mais, até que sua empresa esteja no auge da criatividade e inovação.

Como estimulamos nossa equipe? Conheça o PIM:

Aqui na Bonsenhor Contabilidade, nós possuímos o Programa de Incentivo a Melhorias (PIM), onde os profissionais trazem GAPs do seu processo de trabalho, e os demais profissionais (inclusive de outras áreas) trazem soluções assertivas para resolver este ‘problema’.

O PIM, por sua vez, é liderado por uma comissão de funcionários que discutem se a solução dada é válida ou não, colocando em consideração tempo, dinheiro, pessoas, envolvimento, etc.

Se esta solução for aceitável e colocada em prática no período estimado, como forma de incentivo, o profissional ganha ‘pontos’ no ranking de Profissional Destaque do Ano, onde pode ganhar diversos prêmios!

Toda empresa possui espaço para melhorias!

Portanto, utilize estas ideias para criar um negócio no qual sua equipe seja incentivada a somar. Afinal, seus profissionais, são o maior ativo da sua organização, sem eles, nada funciona!

Além disso, se você chegou até aqui e deseja uma abordagem mais ampla sobre este tema, conte conosco.

Nós da Bonsenhor Contabilidade, temos diversas soluções para colaborar com o seu negócio. Não é atoa que somos do tamanho do sucesso dos nossos clientes há mais de 30 anos no mercado.
Clique aqui e fale conosco agora mesmo para saber mais!

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)