Pesquisar

Empreender na crise: 6 dicas de negócios para empreender durante a pandemia

empreender na crise

Em momentos de instabilidade durante a pandemia, empreender na crise e tirar aquele projeto do papel pode ser uma grande oportunidade financeira.

Segundo o Portal do Empreendedor, mais de 327 mil empreendedores abriram registro de MEI desde o início da pandemia. Isso demonstra que muitas pessoas estão se aventurando no mundo dos negócios, em busca de uma nova fonte de renda.

Para empreender em tempos de tanta incerteza, é preciso planejamento e comprometimento.

Pensando em ajudar os novos empreendedores, listamos, a seguir, seis estratégias essenciais que você deve conhecer para empreender na crise.

 

1 – Analise os recursos

Se você deseja empreender na crise, é bem provável que já tenha em mente o nicho de mercado. No entanto, também é importante pensar nos recursos para sua atuação.

Esta é a hora de se perguntar: Tenho a infraestrutura e o tempo necessários para dar início ao negócio? Tenho fornecedores, mão de obra e parcerias? Vou precisar de uma equipe para dar conta da demanda? Já tenho um público-alvo e uma base de clientes? Esse negócio vai ser uma tendência mesmo após a crise?

Após responder a todas essas perguntas, basta ir atrás do que ainda lhe falta e dar vida ao seu projeto.

2 – Entenda o seu mercado

A crise fez a população buscar um consumo mais consciente, especialmente dos itens não essenciais.

Com isso, você deve identificar as oportunidades de negócio no seu nicho de mercado, estudando a concorrência e os clientes.

Analise o que seus concorrentes têm feito para atender à necessidade do público e o que seus clientes procuram em um negócio.

Além de soluções ao desejo do cliente, entregue também um diferencial. Esse é o primeiro passo para se destacar ao empreender na crise e atender ao consumidor da melhor forma possível.

3 – Solucione a dor do cliente

Apesar de inovações serem um ponto forte no mercado, nem sempre são o que fazem sentido para as pessoas.

Em momentos de instabilidade e dificuldade, seu cliente busca ajuda nas mais diversas esferas. Portanto, foque os seus esforços em produtos e serviços que possam resolver problemas do cotidiano do seu público-alvo.

Neste momento, a criatividade ao solucionar o simples pode ser o seu maior diferencial.

4 – Dê atenção à saúde financeira

Quando se está montando um negócio, o controle financeiro é primordial, pois é ele que vai garantir o crescimento responsável no mercado.

Defina um planejamento orçamentário com todos os custos para manter o seu negócio saudável. A partir disso, execute ações com a maior cautela possível, visando sempre o controle das finanças do negócio.

5 – Use e abuse do marketing digital

O seu negócio precisa ser visto, conhecido e lembrado. Afinal, se ninguém ficar sabendo do seu produto ou serviço, como você irá conquistar clientes?

Independente do setor de atividade que você irá ingressar, contar com ferramentas de comunicação e vendas online é fundamental ao empreender na crise.

Aposte em publicações, anúncios e campanhas nas redes sociais. Se comunique com as pessoas, crie laços com elas e faça com que elas sejam cativadas pelo seu negócio.

Além disso, leve seu público a acessar suas plataformas de vendas. Neste ponto, não esqueça de avaliar qual das plataformas disponíveis mais se adequa às suas necessidades, como um site com domínio próprio ou um aplicativo mobile.

6 – Planeje o futuro

Lembre-se que, no pós-pandemia, as pessoas terão novas prioridades e necessidades. Será que seu público vai continuar com as compras online ou vão querer entrar em lojas cheias? Como será a sua venda e a entrega?

É preciso adotar novas práticas para chegar aos clientes, mas também é fundamental considerar como esse posicionamento ocorrerá no futuro.

Imagine como seu produto ou serviço será útil daqui para a frente. Visualize diversos cenários, seja flexível e comece a agir agora mesmo.

Não tenha medo de errar

Com planejamento e sabedoria, seu empreendimento pode trazer grandes frutos para o seu negócio e para a sociedade!

Gostou dessas dicas? Compartilhe com um amigo que tem o sonho de ser empreendedor!

Acompanhe nosso blog e confira sempre novas dicas e informações a quem deseja empreender na crise.

 

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)