Pesquisar

Conheça os documentos necessários para abrir uma empresa

abrir uma empresa

Pensando em abrir uma empresa em 2021? Então você precisa conferir agora mesmo quais os documentos necessários para dar vida ao seu negócio!

Empreender é o grande sonho de muitos brasileiros, porém o processo é burocrático e muitas vezes pode causar dúvidas ao empresário de primeira viagem. Por isso, é muito importante que você conheça as exigências e documentos obrigatórios na hora de solicitar a abertura da sua empresa.

Ter todos os documentos em mãos, além de agilizar o processo, ainda evita falhas ou contratempos no seu empreendimento.

Quer saber quais são os principais documentos exigidos a quem deseja abrir uma empresa? Siga a leitura e conheça agora mesmo.

 

1 – Contrato social

O contrato social é um documento formal em que você e o seu sócio (se houver) definem os objetivos e interesses da empresa. Nele, devem constar os dados pessoais dos sócios, o capital inicial, a divisão das ações, a atribuição de cada um, entre outras informações relevantes.

2 – Registro na Junta Comercial

Esse é o principal documento solicitado, pois  funciona como uma Certidão de Nascimento do seu negócio. É esse Registro que dá o pontapé inicial para a solicitação e expedição de todos os outros documentos. 

Para consegui-lo, primeiramente é preciso verificar se o nome que você pretende registrar não está sendo utilizado por ninguém. Para fazer essa verificação, você pode acessar a o sistema do Empresa Fácil, através do link: www.empresafacil.pr.gov.br.

Ao solicitar o Registro na Junta Comercial, você preencherá os dados de inscrição no sistema Empresa Fácil e pagamento das taxas referentes a ele. A partir daí, a Junta Comercial emitirá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa).

3 – CNPJ

O cadastro do CNPJ é realizado juntamente com o registro no Empresa Fácil. O sistema da Receita Federal está  vinculado ao sistema da Junta Comercial e por isso o Contrato Social e CNPJ são emitidos no mesmo ato.

Lembrando que os MEI não precisam seguir esse processo, pois o CNPJ é emitido automaticamente ao se registrar no Portal do Empreendedor.

4 – Inscrição municipal e estadual

A Inscrição Municipal é um registro que deve ser feito na prefeitura da cidade onde seu negócio estará sediado.

Já a Inscrição Estadual, assim como o CNPJ, é emitida automaticamente no sistema Empresa Fácil no momento do registro.

5 – Alvará de funcionamento

Após o deferimento do registro no Empresa Fácil, deverá ser solicitado o Alvará de Funcionamento, no mesmo sistema, em campo específico. Para a liberação do documento, deverão ser solicitados também o Certificado do Corpo de Bombeiros e a Licença Sanitária.

 

6 – Cadastro na Previdência Social

Essa solicitação deve ser feita em no máximo 30 dias após a abertura da sua empresa. O registro na Previdência é referente ao pagamento dos tributos do INSS, independente da empresa ter funcionários ou não.

Além destes documentos principais, também é preciso solicitar autorização à prefeitura e ao estado a autorização para emissão de notas fiscais.

 

Viu só como é simples? É importante que você siga essa lista à risca, pois tudo isso é fundamental para a sua empresa operar legalmente!

 

E agora que você já sabe quais são os documentos necessários para abrir uma empresa, é hora de colocar seus sonhos em prática!

Se você quer saber mais sobre o passo a passo para abrir uma empresa, conte com a Bonsenhor Contabilidade. Estamos prontos para simplificar a concretização do seu empreendimento!

 

Aproveite seu tempo de leitura para conferir também as principais obrigações do microempreendedor individual.

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)