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Fatores críticos de sucesso: já identificou os da sua empresa?

fatores críticos de sucesso

Compreender os fatores críticos de sucesso é uma etapa fundamental de todo planejamento estratégico de uma empresa. Principalmente nos momentos de incerteza pós-crise, conhecer os gargalos, mitigar riscos e investir em processos é a chave para o sucesso no mundo dos negócios.

Mas você sabe o que são os fatores críticos de sucesso?

Fatores críticos de sucesso são elementos e recursos que, quando bem utilizados, contribuem para o alcance de resultados positivos e para o sucesso de uma empresa. São esses fatores também que, quando negligenciados, podem levar um negócio a enfrentar dificuldades e até ao fracasso no mercado.

A análise dos fatores críticos de sucesso é de extrema relevância, pois nem sempre eles estão à vista. Deste modo, eles precisam ser encontrados a partir de uma investigação aprofundada, servindo como guia para se posicionar e estabelecer processos.

Além de analisá-los internamente, também é necessário conhecê-los através da visão do seu cliente.

Os fatores críticos de sucesso de uma empresa do setor alimentício, por exemplo, podem ser: a qualidade dos produtos, o diferencial e a inovação, a eficácia na distribuição e na divulgação, entre outros.

Esses fatores são fundamentais e são eles que te destacam e diferem dos concorrentes. Quando bem reconhecidos e utilizados, podem fazer com que você se torne autoridade no mercado, adquirindo grande vantagem competitiva.

Continue a leitura e entenda melhor sobre os fatores que contribuem para o crescimento da sua empresa.

 

Exemplos de fatores críticos de sucesso

Primeiramente, conheça alguns exemplos genéricos de fatores críticos de sucesso que você precisa estudar na sua empresa:

 • A reputação da solidez financeira;

 • A administração interna (financeira, recursos humanos e materiais);

 • O conhecimento sobre o mercado;

 • A qualidade dos equipamentos e ferramentas disponíveis;

 • Relacionamento com os fornecedores;

 • Eficiência nos processos de distribuição e logística;

 • Eficiência nas campanhas promocionais e divulgação dos produtos;

 • Satisfação do cliente quanto ao atendimento (rapidez, atenção, agilidade);

 • Diferenciais que garantem vantagem competitiva em relação aos concorrentes;

 • Inovação e diferenciais dos produtos e serviços;

 • Parceiros estratégicos e stakeholders.

Evidentemente, estes são apenas alguma exemplos que podem servir de sugestão para você entender como mapear os fatores de sucesso do seu negócio. No entanto, tudo depende do seu ramo de atuação. Exemplos mais específicos que você pode levar em consideração são os seguintes pontos:

Se você atua no ramo industrial, agropecuário e portuário, pode pensar em fatores como:

 • A economia com matéria-prima;

• A ética nos processos de produção;

• O atendimento às legislações;

• O impacto socioeconômico e ambiental;

• O controle de custos da produção.

No entanto, você atua no ramo da tecnologia, informação e comunicação, alguns elementos relevantes são:

 • A capacidade de inovação;

• A facilidade de entender e utilizar o produto ou serviço;

• A competência dos profissionais da empresa;

• O domínio e conhecimento dos processos;

• As especializações e certificações dos profissionais;

• A visão que os clientes e prospects têm do negócio.

Agora já deve estar mais claro para você a importância de analisar os fatores críticos de sucesso e quais deles são importantes para a sua empresa. Para que sua apuração seja ainda mais precisa e eficiência, aqui vão algumas dicas para encontrar os fatores críticos de sucesso do seu negócio:

1 – Conheça o seu ramo de negócio

Isso vale tanto para o sucesso do seu negócio em si quanto para a análise dos fatores críticos. Afinal, eles variam de acordo com o ramo de negócio e a empresa.

A partir do momento que você conhece o seu ramo, são diversas as variantes que vão interferir nos resultados e no crescimento da sua empresa. Os critérios dos clientes para escolher sua empresa, os diferenciais dos seus produtos e o seu posicionamento no mercado são alguns pontos importantes para se pensar.

2 – Analise a empresa internamente

Comece a analisar o desempenho da sua empresa periodicamente. Faça isso levando em consideração seus objetivos, sua missão e seus valores, percebendo se estão em harmonia e o que pode ser melhorado.

Meça também o desempenho dos processos, da equipe e da gestão. Todas estas questões já contribuem para o sucesso do seu negócio.

Mas não pare por aí! Dados internos, de faturamento, compras, gastos e afins, são muito importantes para analisar suas estratégias e a saúde organizacional.

3 – Acompanhe as influências externas

Pouco adianta estabelecer critérios de gestão internos se não levar em consideração o mercado, a economia, e, principalmente, os consumidores.

A crise causada pela pandemia veio para mostrar que mesmo que o seu negócio seja bem estruturado, o sucesso pode ser relativo. É preciso seguir as novidades e tendências e reinventar suas ações, quando necessário.

Identifique os fatores externos do seu ramo de atuação. Certamente ter ciência deles e dominá-los irá impulsionar os seus resultados.

Lembre-se que as avaliações devem ser periódicas!

Os fatores críticos de sucesso são passíveis de mudanças em qualquer negócio. Eles variam e conforme o crescimento da organização, o número de cliente e até mesmo a gestão dos profissionais.

Realize avaliações periódicas e perceba como esses fatores influenciam diretamente na administração da sua empresa.

 

Gostou do artigo? Então você também pode se interessar por estas 5 etapas essenciais para formular um planejamento estratégico de alto nível!

Deixe seu comentário e nos conte quais são os fatores críticos de sucesso mais relevantes para o seu negócio.

 

Com informações de: Administradores e IBC Coaching

 

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