FEEDBACK SEM ESTRESSE 8 Dicas para realizá-lo com aptidão

FEEDBACK SEM ESTRESSE: 8 Dicas para realizá-lo com aptidão

A hora do ~tão temido~ feedback ainda é motivo de sofrimento para quem aplica o feedback e para quem o recebe. 

Afinal, não é fácil saber avaliar desempenhos e resultados e colocar as cartas na mesa com motivação e estrutura, sem ferir o profissional. 

Por isso, aqui vão 8 dicas de como realizar um feedback sem estresse com plena aptidão!

O QUE É FEEDBACK

Mas antes, precisamos explicar o que é o feedback: Na tradução literal do inglês, feedback significa realimentar, ou então retroalimentação!

Ou seja, feedback é o ato de alimentar o liderado com informações, dados e resultados para que ele possa continuar sua caminhada/carreira com mais embasamento e conhecimento de sua trajetória até ali. 

E preste atenção, muitas vezes o que acontece é o contrário, ao invés de motivá-lo a melhorar, os líderes acabam por desmotivar sua equipe pela falta de habilidade em realizar o feedback.

Por isso, é tão importante se atentar às nossas dicas a seguir!

1. A Autocrítica em primeiro lugar antes do Feedback.

Tenha senso crítico do quão claro e orientador você foi ao longo do último ano/período, antes de realizar o feedback.

Se questione: 

– Eu deixei claro quais são as competências e comportamentos esperados para este cargo? 

– Eu comuniquei de forma clara quais são as metas dele e até mesmo as possíveis mudanças de rota? 

Afinal, não tem como alcançar um objetivo, sem o conhecê-lo.

2. Prepare-se para o momento do Feedback!

Isto porque o momento do feedback é delicado, então pense bem no que e como você vai falar antes mesmo do encontro acontecer. E se necessário, escreva o que você vai falar para te trazer mais clareza sobre a mensagem que você quer passar no momento do feedback, e também evitar qualquer mal entendido, ruídos e falhas na comunicação.

E lembre-se: Não é saudável trazer apenas pontos negativos no momento do feedback, por isso, é importante pontuar as qualidades, as conquistas e também informar as melhorias necessárias.

4. Mostre que acompanhou a jornada do liderado!

Durante a conversa, lembre do que foi falado nos últimos períodos, e quais foram as suas evoluções. Cite as metas, as métricas e resultados. 

Mostre que está por dentro da vida profissional do liderado e que, de certa forma, tem lugar de fala.

5. Tenha abertura ao diálogo no momento do feedback.

De palestrinhas o mundo está cheio, o BBB esteve aí para não nos deixar mentir. rsrs

Então deixe de lado a palestra e trate o encontro como uma conversa, onde os dois falam e trocam informações.

Desta forma você consegue entender o outro lado, o que levou o liderado a agir de tal forma e descobrir o que o motivou.

Você pode até se surpreender!

6. Comportamento é diferente de personalidade.

Na hora do feedback é importante focar nos comportamentos do liderado e não na sua personalidade.

Isso porque, os comportamentos são mais fáceis de serem alterados e também porque é mais fácil de aceitar um feedback quando com ele vem junto uma ligação de comportamento e resultado, por exemplo.

7. Seja específico.

Seguindo a linha de raciocínio da dica anterior, utilize situações específicas durante o feedback. Trazer exemplos reais do liderado, fará com que ele entenda e enxergue melhor a situação.

8. Plano de Ação.

Feedback realizado, é hora de ajudar o liderado a criar seu plano de ação para melhorar suas ações. 

Mostre a ele caminhos que podem ser trilhados e o deixe livre para escolher o mais confortável.

Além disso, mostre-se disponível para o ajudar não só neste momento de conversa, mas posteriormente também.

E o mais importante: No fim desta conversa, é importante que o liderado sinta que está sendo criada uma relação verdadeira de confiança e transparência!

Esperamos tê-lo ajudado nessa missão, conte conosco como seu parceiro de negócios, afinal, nossa missão é encontrar as melhores soluções para o crescimento do seu negócio.

Portanto, fale conosco clicando aqui, e conte com a Contabilidade que está há mais de 30 anos ao lado de um dos maiores portos da América Latina, além de sermos uma contabilidade certificada pelo selo de qualidade ISO9001.

Isso pode te interessar:

Há mais de 35 anos ajudando empresas a crescer com segurança e confiança. Atuamos com ética, inovação e compromisso para simplificar a gestão e fortalecer o futuro do seu negócio.

CRC PR 005900/O

Fale conosco

Estamos prontos para ajudar!