A hora do ~tão temido~ feedback ainda é motivo de sofrimento para quem aplica o feedback e para quem o recebe.
Afinal, não é fácil saber avaliar desempenhos e resultados e colocar as cartas na mesa com motivação e estrutura, sem ferir o profissional.
Por isso, aqui vão 8 dicas de como realizar um feedback sem estresse com plena aptidão!
O QUE É FEEDBACK
Mas antes, precisamos explicar o que é o feedback: Na tradução literal do inglês, feedback significa realimentar, ou então retroalimentação!
Ou seja, feedback é o ato de alimentar o liderado com informações, dados e resultados para que ele possa continuar sua caminhada/carreira com mais embasamento e conhecimento de sua trajetória até ali.
E preste atenção, muitas vezes o que acontece é o contrário, ao invés de motivá-lo a melhorar, os líderes acabam por desmotivar sua equipe pela falta de habilidade em realizar o feedback.
Por isso, é tão importante se atentar às nossas dicas a seguir!
1. A Autocrítica em primeiro lugar antes do Feedback.
Tenha senso crítico do quão claro e orientador você foi ao longo do último ano/período, antes de realizar o feedback.
Se questione:
– Eu deixei claro quais são as competências e comportamentos esperados para este cargo?
– Eu comuniquei de forma clara quais são as metas dele e até mesmo as possíveis mudanças de rota?
Afinal, não tem como alcançar um objetivo, sem o conhecê-lo.
2. Prepare-se para o momento do Feedback!
Isto porque o momento do feedback é delicado, então pense bem no que e como você vai falar antes mesmo do encontro acontecer. E se necessário, escreva o que você vai falar para te trazer mais clareza sobre a mensagem que você quer passar no momento do feedback, e também evitar qualquer mal entendido, ruídos e falhas na comunicação.
E lembre-se: Não é saudável trazer apenas pontos negativos no momento do feedback, por isso, é importante pontuar as qualidades, as conquistas e também informar as melhorias necessárias.
4. Mostre que acompanhou a jornada do liderado!
Durante a conversa, lembre do que foi falado nos últimos períodos, e quais foram as suas evoluções. Cite as metas, as métricas e resultados.
Mostre que está por dentro da vida profissional do liderado e que, de certa forma, tem lugar de fala.
5. Tenha abertura ao diálogo no momento do feedback.
De palestrinhas o mundo está cheio, o BBB esteve aí para não nos deixar mentir. rsrs
Então deixe de lado a palestra e trate o encontro como uma conversa, onde os dois falam e trocam informações.
Desta forma você consegue entender o outro lado, o que levou o liderado a agir de tal forma e descobrir o que o motivou.
Você pode até se surpreender!
6. Comportamento é diferente de personalidade.
Na hora do feedback é importante focar nos comportamentos do liderado e não na sua personalidade.
Isso porque, os comportamentos são mais fáceis de serem alterados e também porque é mais fácil de aceitar um feedback quando com ele vem junto uma ligação de comportamento e resultado, por exemplo.
7. Seja específico.
Seguindo a linha de raciocínio da dica anterior, utilize situações específicas durante o feedback. Trazer exemplos reais do liderado, fará com que ele entenda e enxergue melhor a situação.
8. Plano de Ação.
Feedback realizado, é hora de ajudar o liderado a criar seu plano de ação para melhorar suas ações.
Mostre a ele caminhos que podem ser trilhados e o deixe livre para escolher o mais confortável.
Além disso, mostre-se disponível para o ajudar não só neste momento de conversa, mas posteriormente também.
E o mais importante: No fim desta conversa, é importante que o liderado sinta que está sendo criada uma relação verdadeira de confiança e transparência!
Esperamos tê-lo ajudado nessa missão, conte conosco como seu parceiro de negócios, afinal, nossa missão é encontrar as melhores soluções para o crescimento do seu negócio.
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