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FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: 6 estratégias para conquistar o seu público no ambiente digital

A Semana do Cliente chegou e, com ela, vem a importância das estratégias de fidelização de clientes.

De nada adianta vender ou obter bons resultados em uma época específica do ano se você não conseguir fidelizar clientes.

Afinal, você deseja obter clientes parceiros, que acreditam no valor da sua empresa e que fazem questão de permanecer fiéis a você? Ou prefere clientes inconsistentes, que não pensam no seu negócio como primeira opção para buscar um serviço?

Se você escolheu a primeira opção, então o conteúdo de hoje é de grande importância para a sua empresa.

Isso porque, muito além de cativar com ações sazonais, você precisa criar um relacionamento com seu cliente que seja satisfatório, benéfico e vitalício.

Para isso, você precisa construir rum relacionamento duradouro, com um atendimento personalizado e que busque a constante satisfação do próximo.

Apesar de parecer fácil, a conquista e perpetuação desse relacionamento exige muito planejamento, estratégia e conhecimento do seu público. Principalmente se você está no ambiente digital, onde o consumidor é bombardeado com informações que podem ofuscar a sua presença.

Pensando em te ajudar nessa tarefa, elencamos abaixo algumas dicas fundamentais para você que busca a fidelização de clientes no ciberespaço.

6 ESTRATÉGIAS INDISPENSÁVEIS PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO AMBIENTE DIGITAL

1 – Invista intensivamente na comunicação

Um bom relacionamento é construído com uma boa comunicação. Essa comunicação deve ser clara, constante e, principalmente, bilateral. Ou seja: além de falar para o cliente sobre sua empresa, você também deve ouvi-lo.

Portanto, além de utilizar as redes sociais da internet para anunciar seu negócio, você também deve dialogar com o cliente.

Utilize e-mail, WhatsApp, chats nas redes sociais, todos os artifícios para se manter em contato com o público, respondendo de maneira rápida, amistosa e solícita.

2 – Seja empático, sempre

No ambiente virtual, o cliente não tem como saber qual o seu tom de voz, a sua expressão ou reações durante o atendimento.

Seja em uma conversa por e-mail ou em um comentário nas redes sociais, a gentileza e empatia são essenciais.

Reflita sobre as palavras que você vai emitir, demonstre que você está disposto a ajudar e diga que está sempre à disposição. Uma conversa cordial e prestativa faz toda a diferença na maneira como o cliente vê a sua empresa.

Dica: utilize os famosos “emojis” e caracteres de reações nas redes sociais. Eles dão um tom leve e descontraído à comunicação.

3 – Valorize os feedbacks recebidos

Na era digital, um feedback negativo de um consumidor insatisfeito pode comprometer a imagem do seu negócio. No entanto, se você responde ao cliente com polidez e compreensão, esse fator pode ser um grande aliado seu.

Sim! Pois um dos fatores mais importantes para fidelizar clientes é saber exatamente o que eles querem. Ou seja, com esse retorno, você pode identificar necessidades e desejos do público e investir em melhorias.

Outro fator que contribui grandemente para entender o que seu público quer é a pesquisa de satisfação!

4 – Faça uma pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação são fundamentais para entender o nível de contentamento do seu cliente. Ela também é muito importante para entender se as suas ações estão atendendo e até superando as expectativas deles.

Essas pesquisas podem ser enviadas em forma de questionário por e-mail ou então ser aplicadas ao final de cada atendimento.

5 – Ofereça incentivos e benefícios adicionais

Uma estratégia muito eficiente na fidelização de clientes são os benefícios de incentivo. Descontos na próxima compra, um serviço gratuito após certo período ou até mesmo um desconto em um pacote exclusivo podem ser ações que fazem a pessoa permanecer em contato com o seu negócio.

O mesmo pode ser feito com a oferta de benefícios ou bônus adicionais, como uma consultoria, um mês de teste grátis ou uma amostra sem custo de um determinado produto.

6 – Personalize sua oferta

Que tal criar produtos ou serviços personalizados para um determinado grupo de clientes? Ao identificar uma dor ou desejo específico pela pesquisa de satisfação ou feedback, você pode aproveitar para investir em uma exclusividade.

Você pode, por exemplo, criar um produto exclusivo e enviar em primeira mão para os clientes que solicitaram por aquilo. Ou então investir em e-mails com sugestões, dicas, curiosidades e ofertas específicas para o interesse deles.

Ao conhecer bem o seu público, você pode sempre personalizar o seu atendimento e criar soluções que superem suas expectativas.

Dica extra: Que tal superar as expectativas?

Como falamos no tópico anterior, existem várias maneiras de você superar as expectativas!

Por mais que o seu cliente confie no seu serviço e espere ótimos produtos de você, é preciso ir além disso!

Você pode fazer isso através da entrega de um produto ou serviço mais rápido do que o previsto, de um cupom de desconto ou de um brinde exclusivo em uma compra.

Não espere o consumidor pedir por algo. Antecipe suas ações, entregue mais do que o esperado e conquiste a fidelização de clientes com excelência!

Atue no digital, fidelize no real!

O relacionamento com o cliente, no ambiente digital, é a chave para fidelizá-lo. Trate-o como um amigo, um parceiro, uma pessoa que você faz questão de ter por perto. Com isso, você vai estimular uma reciprocidade.

Faça sua empresa se dedicar no fortalecimento dos relacionamentos. Essa atitude vai trazer resultados de verdadeiro sucesso para o seu negócio!

 

Em busca de mais dicas para o seu negócio? Então leia nosso blog sobre as 5 etapas para montar um planejamento estratégico de alto nível!

 

Com informações de: Serasa Experian

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