Pesquisar

Como manter a motivação na minha empresa durante a crise?

motivação

 

É possível manter a motivação diante de um cenário incerto?

A pandemia atual tem causado insegurança a diversos empreendedores, que estão fazendo de tudo para evitar uma recessão financeira. Mas além das finanças, também é preciso cuidar da sua equipe.

Manter a motivação em tempos de crise é um desafio para todos aqueles que são responsáveis por liderar equipes. Afinal, qual é o segredo para manter o time produtivo e motivado diante de diversas notícias e mudanças negativas?

Pensando em ajudar os gestores a adotar medidas para manter a motivação de todos envolvidos, listamos 7 estratégias que podem ser úteis para a sua empresa. Confira:

 

1 – Reforce a comunicação

Como gestor ou líder, você tem a responsabilidade de informar os seus colaboradores sobre os problemas enfrentados e as ações para combatê-los.

E não basta apenas conduzir uma conversa: você precisa também estar aberto a ideias de todos da equipe. Ao disponibilizar esse espaço para sugestões, você motiva seu pessoal e sabe com quem pode contar.

Verifique se todos concordam com as medidas e analise se existem ideias ou opiniões mais vantajosas. O diálogo pode ser uma ótima maneira de abrir portas para outras oportunidades de enfrentamento à crise.

2 – Estabeleça metas atingíveis

Traçar metas para cada setor, time ou funcionário é uma estratégia que ajuda na motivação. No entanto, em momentos de crise, essas metas precisam estar de acordo com a realidade do cenário atual.

Caso contrário, ao lançar uma meta intangível, a sua equipe pode limitar seus esforço pois sabe que é algo fora do alcance no momento.

3 – Agregue valor

Um líder não deve apenas delegar ações, como também gerar valor e ideias que podem ser úteis para os demais.

Se você encontrar alguma informação valiosa, como uma dica, um artigo, uma ferramenta, compartilhe! Ajudar os demais durante a pandemia é a motivação mais importante para demostrar que você se importa com o próximo.

Seja aquele líder que além de falar, está pronto para agir.

4 – Ofereça apoio

Em um ambiente de trabalho onde todos convivem diariamente, é importante oferecer apoio e se importar com os profissionais presentes.

Além de reconhecer e valorizar a presença do colaborador na empresa, você precisa demonstrar apoio. Em um momento de crise, ele pode passar por diversos problemas e incertezas, e sua empresa pode oferecer apoio.

Esse apoio não precisa nem ser financeiro. Uma conversa, um horário de folga e uma simples gratificação são atitudes simples, mas que fazem a diferença ao motivar seu time.

5 – Crie uma atmosfera otimista

Neste momento, a sobrecarga emocional, as cobranças e a pressão definitivamente não ajudaram em nada.

A melhor atitude a ser tomada é promover o otimismo no ambiente de trabalho, mostrando positividade. Sua equipe precisa saber que logo tudo isso vai passar e que, em breve, todos vocês vão superar as turbulências atuais.

Mostre ao time quão sortudo você é por tê-los e como eles possuem vantagens de trabalhar na sua empresa.

6 – Comemore as pequenas conquistas

Não espere pelos grandes momentos para celebrar. Por menor que uma conquista possa ser, mostre o quanto é importante agradecer e valorizar esse feitio.

Quanto mais conquistas você e os profissionais da sua empresa celebrarem, mais motivados estarão diante dos próximos eventos.

7 – Seja empático

Esteja presente e disponível para sanar dúvidas e resolver problemas que seus funcionários possam vir a ter. Caso metas não sejam cumpridas no prazo ou deslizes aconteçam, seja paciente. A cobrança pode ser o maior erro que sua empresa irá cometer, pois geram inquietações e desmotivam os colaboradores.

Antes de julgar ou delegar, ouça! Isso é, sem dúvidas, uma forma de manter a motivação viva na sua empresa.

 

 

Quer conferir mais dicas para administrar sua empresa durante a crise? Acompanhe nosso blog!

Gostou dessas estratégias? Compartilhe com quem você acha que pode estar precisando de uma injeção de motivação.

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)