Pesquisar

5 maneiras de apoiar novas mães e novos pais no local de trabalho

5 maneiras de apoiar novas mães e novos pais no local de trabalho

5 maneiras de apoiar novas mães e novos pais no local de trabalho.

A adição de um novo membro da família é um acontecimento feliz, mas também estressante. Afinal, há um novo ser para agregar a sua vida. E este novo integrante requer um regime de cuidados totalmente diferente do que os adultos e crianças mais velhas da casa. 

Depois, há trabalho. O estresse de deixar um bebê depois de apenas algumas semanas, aliado a um corpo que ainda está se recuperando, além dos custos com a creche, ou babá, por exemplo, podem fazer com que o retorno de qualquer mamãe ou papai ao trabalho seja estressante. 

Oferecer apoio durante a gravidez e na transição de volta ao trabalho pode ajudar a melhorar a retenção de profissionais talentosos e garantir que eles não tenham que escolher entre ter filhos e trabalhar para sua empresa.

A maioria das empresas já vem adotando medidas para trazer uma cultura de equilíbrio para seus profissionais que são as novas mães e novos pais no local de trabalho.

Mas e você, o que a sua empresa pode fazer para seus profissionais neste  momento?

A boa notícia é que existem muitas maneiras baratas e gratuitas de ajudar e apoiar as novas mães e novos pais no ambiente de trabalho, quer eles tenham acabado de ter seu primeiro filho, adotado um filho pequeno ou até mesmo que estejam cuidando de um filho mais velho.

1. Construa uma cultura de empatia para os novos pais

Oriente seus gestores a perguntar: “O que podemos fazer para ajudar? O que você precisa?” Cada situação familiar é diferente, então não presuma que você sabe o que pode ajudar a aliviar o estresse. Isso não significa que você precisa atender a todas as solicitações. Afinal, é provável que sua recepcionista não possa trabalhar em casa. Porém, você pode transferi-la para outro setor que permita o trabalho remoto.

2. Planeje o antes, durante e depois

Um profissional dedicado pode se preocupar com a forma como seu trabalho será realizado durante a licença-maternidade ou licença paternidade.

Para aliviar esse estresse, comece a planejar quem vai lidar com suas tarefas essenciais e faça o treinamento cruzado desses funcionários com antecedência.

Em seguida, informe ao profissional que, durante a licença, você ligará em intervalos de algumas semanas para verificar como estão eles e o bebê, mas não se trata de uma chamada de trabalho.

Por fim, informe quando você gostaria de falar sobre o retorno ao trabalho e como será a transição de volta ao trabalho.

Como bebês e partos nem sempre acontecem conforme planejado, converse com antecedência sobre o que vocês dois farão se ela precisar de mais tempo de folga no caso de problemas imprevistos.

3. Torne sua política de licença mais flexível

Uma política de licença mais flexível pode oferecer tranquilidade aos seus profissionais.

Isso pode incluir dias de trabalho em casa ou permitir que os funcionários saiam durante o dia de trabalho para consultas médicas ou outros compromissos relacionados aos seus filhos, como uma visita à creche, por exemplo.

Aqui na Bonsenhor Contabilidade, por exemplo, flexibilizamos as horas de trabalho das novas mamães, onde reduzimos a carga horária no período de 1 ano após a volta da licença maternidade, e podendo ser prorrogado por mais 1 ano.

4. Avalie a possibilidade do trabalho remoto para as novas mães e novos pais

Nem todo trabalho é adequado para trabalho remoto, mas, quando possível, considere oferecer aos novos pais a opção de trabalhar em casa alguma parte da semana, por exemplo.

5. Considere um período de transição

Dependendo da saúde do bebê e da profissional, algumas novas mamães precisam de mais tempo para se recuperar do parto ou o bebê pode precisar de atenção ou cuidados extras.

E por isso, algumas empresas permitem que as novas mães trabalhem em tempo parcial por várias semanas e gradualmente voltem para o período integral.

Esse período de transição pode ajudar os novos pais a se ajustarem a todo o trabalho extra envolvido no cuidado de seus filhos. Isso também pode facilitar a programação do horário de que precisam para dirigir até a creche, antes e depois do trabalho.

Seja a Diferença

Seja a empresa que tem uma abordagem mais exclusiva com os profissionais. Você não está apenas ajudando os pais a terem sucesso em casa e no escritório, mas também ajudando a elevar as futuras gerações da força de trabalho.

Dados Importantes

Recrutamento

A cultura do local de trabalho está se tornando cada vez mais importante para os pais que trabalham. Isto tem acontecido principalmente para a geração millennials, no momento da escolha da empresa ideal de trabalho.

Afinal, 62% dos profissionais dizem que é extremamente importante que um dos valores da empresa seja apoiar as necessidades dos pais que trabalham.

Já para 53% dos profissionais, é considerado importante que a cultura da empresa veja com atenção as responsabilidades familiares.

Burnout

O estresse entre pais que trabalham é a principal causa do esgotamento e do aumento dos custos com saúde.

98% dos pais que trabalham sofrem ou já sofreram burnout.

77% dizem que ficaram deprimidos, ansiosos ou doentes como resultado do esgotamento.

48% se preocupam com sua saúde.

Turnover

Uma cultura empresarial sem vida profissional saudável equilibrada pode levar a um giro caro de profissionais.

56% dos pais que trabalham dizem que estão infelizes em seu trabalho atual.

16% dos pais que trabalham, abandonariam o emprego por falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

14% dos que estão infelizes acreditam que deveriam pedir demissão, mesmo sem outro emprego alinhado.

Fonte da pesquisa: Bright Horizons

Talvez você se interesse também por: Turnover, o que é, como calcular, e muito mais!

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)