Pesquisar

Agtechs: O que são e as inovações no mercado Agro

Agtechs O que são e as inovações no mercado Agro

Para entender o que são AgTechs é preciso observar que, se em outras épocas a maioria das pessoas trabalhavam no campo, hoje isso mudou e o agronegócio produz muito mais com muito menos necessidade de mão de obra.

Isso ocorreu graças à tecnologia empregada. Contudo, temos um enorme desafio para os próximos anos. Segundo a AFP, a população urbana vai dobrar até 2050, ocasionando esgotamento de recursos, poluição e perda da biodiversidade.

Para suprir essa nova demanda mundial, o setor agroindustrial precisará aumentar a produtividade de forma mais sustentável, usando menos espaço e com maior responsabilidade ambiental. Do contrário, corremos o risco de comprometer nossa qualidade de vida em razão dos impactos negativos.

Leia também: Vantagens competitivas entre o  meio ambiente e os novos fazendeiros

Por isso, as AgTechs despontam como uma das grandes apostas em termos de negócios promissores para investimento. Antes de entrar propriamente no tema, entenda melhor o que são.

O que são AgTechs?

AgTech é um termo que surgiu nos Estados Unidos. Ele denomina empresas que promovem inovações no setor do agronegócio por meio de novas tecnologias aplicadas no campo. Entre elas:

  • softwares para o setor;
  • iniciativas voltadas para a criação de alternativas energéticas;
  • aproveitamento de resíduos;
  • controle ambiental;
  • monitoramento;
  • biotecnologia e sementes.

Como já adiantamos, a crescente demanda por produzir cada vez mais com menos impacto ambiental tem impulsionado os investimentos no setor.

Um bom motivo para ficar de olho nesse mercado é que o Brasil tem startups de destaque e relevância no agronegócio e, por isso, o setor de AgTech é promissor por aqui. Para ter uma ideia, a Bug Agentes Biológicos, que vende insetos criados em laboratório para combate de pragas, está entre as 50 empresas mais inovadoras do mundo.

Quais as tecnologias envolvidas?

O campo de aplicação da tecnologia no agronegócio é muito vasto. As oportunidades incluem o desenvolvimento de soluções voltadas para:

  • fertilização;
  • controle de pragas;
  • produção; e
  • logística.

Os equipamentos agrícolas como tratores, colheitadeiras e outros implementos tendem a incorporar em escala tecnologias da internet das coisas (IoT). A facilidade de uso é um grande estímulo para que as novidades sejam aceitas no setor e a IoT funcione com autonomia.

A internet das coisas permite monitorar o desempenho desses equipamentos em tempo real com o uso de sensores. Eles podem informar, por exemplo, o aquecimento excessivo de uma peça ou outro problema que indique a necessidade de troca antes que ocorra uma quebra.

Leia também: O que é o Agro 4.0 as vantagens para o seu negócio

Além disso, drones, dados de satélites e alternativas de geolocalização são uma promessa importante, uma vez que é difícil monitorar tudo o que acontece no campo.

Quais os benefícios para o agronegócio?

Embora a produtividade implique a possibilidade de aumento da lucratividade e da rentabilidade, o setor oferece grande oportunidade em razão do aumento da demanda. Por isso, um benefício significativo é o de poder investir em um ramo com grande promessa de crescimento.

Além disso, a tecnologia vai garantir mais informações em tempo real sobre o que ocorre no campo, incluindo informações climáticas. Esse tipo de solução promete otimizar processos e o uso de recursos. Inclusive, diminuindo o espaço necessário para plantar e criar animais.

Outro aspecto é que o transporte e armazenamento de produtos do campo é um grande problema. No Brasil, é comum observarmos notícias que informam sobre a grande perda que temos no transporte, especialmente de grãos. Só de soja, registra-se a estimativa de 115 toneladas perdidas em uma única safra.

Leia também: Gestão de Colheita, Como evitar Perdas

As AgTechs podem ajudar a diminuir o problema de logística com melhor controle, novas tecnologias de armazenagem e outras soluções.

Uma abordagem mais detalhada sobre este assunto pode trazer vantagens competitivas ainda maiores para o seu negócio. Afinal, além dessas dicas, existem diversas possibilidades que se adequam a sua forma de gestão.

E por isso, a nossa missão é encontrar as melhores soluções para o crescimento do seu negócio, afinal, somos do tamanho do seu sucesso.

Portanto, fale conosco clicando aqui, e conte com a Contabilidade que está há mais de 30 anos ao lado de um dos maiores portos da América Latina, além de sermos certificados pelo selo de qualidade ISO9001.

Fonte: Transformação Digital.

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)