Início do ano, diversas contas para pagar e as dívidas das férias e das festas ainda batem na porta. Se você abusou das despesas nos últimos meses, é natural sentir um impacto negativo na sua conta bancária. Mas nem tudo está perdido!
O caminho para colocar sua vida financeira nos eixos não precisa ser complicado. É por isso que no artigo de hoje trouxemos dicas práticas e funcionais que vão te tirar do vermelho.
1 – Conheça sua situação
Coloque todas as informações da sua vida financeira em uma planilha de orçamento. Para isso, separe seus gastos mensais de um lado da planilha e seus ganhos, de outro.
Ao listar os gastos, comece elencando as despesas fixas, como as contas de luz, gás, água, seguro, internet, telefone e etc. Depois, inclua os gastos variáveis, que vão desde alimentação até compras de roupas e passeios para lazer.
2 – Corte e reduza despesas
Após verificar todos os seus gastos e conhecer a sua situação financeira, verifique quais despesas podem ser cortadas.
Se necessário, renegocie ou modifique contratos, como o pacote de internet, celular ou até mesmo TV a cabo. Não esqueça, também, de avaliar seus hábitos de consumo!
3 – Evite solicitar empréstimos
Um dos maiores erros de quem já está endividado é contrair ainda mais dívidas através dos empréstimos. Por isso, evite optar por essa alternativa, a não ser que não haja outra solução.
Em vez disso, procure outras formas de conseguir renda para pagar suas despesas. A sua renda extra pode vir de várias formas complementares, como vendendo objetos que não usa mais ou oferecendo aulas online sobre alguma habilidade que possui. Explore sua criatividade!
4 – Renegocie suas dívidas
Uma das principais estratégias para sair do vermelho evidentemente é através da negociação de suas dívidas.
Saiba que nenhum credor quer manter clientes inadimplentes em seu sistema. Por isso, converse com os principais credores e procure alternativas para flexibilizar as despesas e encontrar as melhores condições de pagamento.
Para isso, escolha as contas com os juros mais altos e priorize a quitação destas, pois são elas que mais acumulam e prejudicam sua vida financeira.
5 – Não crie novas dívidas
Se você realmente quer sair do vermelho, precisa evitar ao máximo o comprometimento com novas contas. Ou seja: se precisar fazer uma compra, tente sempre fazê-la à vista, para ter desconto.
Se não houver outra alternativa, faça do cartão de crédito um amigo. No entanto, tenha a certeza de que você pagará seus vencimentos nos dias certos, sem juros!
Dicas extras:
Após colocar todas as suas contas no azul, é importante se manter nesse necessário! Para isso, algumas dicas muito importantes para manter o seu orçamento sob controle são:
• Estabeleça um plano de pagamento de contas que priorize as mais elevadas e/ou importantes;
• Fuja das compras por impulso, principalmente aquelas que são supérfluas;
• Prefira fazer compras à vista ou então em poucas parcelas;
• Pague sempre a fatura do seu cartão na data correta;
• Crie uma reserva emergencial para lidar com imprevistos financeiros.
Agora que você sabe quais passos seguir para resolver a sua vida financeira e sair do vermelho, é hora de colocar as mãos à obra! Conte sempre com o apoio de artigos de finanças e até mesmo aplicativos para tudo ficar dentro do seu controle.
Se essas dicas te ajudaram, não deixe de compartilhá-las com sua rede de amigos.