Como alinhar as expetativas com a satisfação do seu cliente

Muitas empresas tem problemas na entrega de um serviço ou produto por um motivo em comum: Não alinhar as expectativas com o cliente!

Quantas vezes somos pegos de surpresa com algum serviço que adquirimos ou produto que compramos? Isso acontece justamente porque durante o atendimento ficou uma lacuna a ser preenchida. Certamente você ficou, no mínimo, frustrado com essa situação.

E na sua empresa? Seu time de vendas alinha as expectativas com os clientes?

As empresas precisam ter em mente que nem sempre o cliente irá perguntar tudo o que ele precisa saber, justamente porque ele desconhece o produto ou serviço, ou seja, é a empresa a responsável por sanar as dúvidas que o cliente nem sabe que tem!  Seu time de vendas ou atendimento precisa prever junto ao cliente itens como durabilidade, garantia, usabilidade, diferenciais, desempenho, prazos, ou tudo aquilo que esteja relacionado ao seu tipo de negócio

Lembre-se: as pessoas não costumam gostar de surpresas quando investem em algo, por isso, a honestidade é uma verdadeira pérola no relacionamento comercial.

Conhecer o seu cliente também faz a diferença! Estabeleça uma relação próxima com ele, pois a partir do momento em que você se interessa pela história dele e pelos problemas que ele precisa resolver, maior será sua percepção para poder ajudá-lo e a entrega tem muito mais chances de ser assertiva.

O campo do achismo definitivamente não cabe no relacionamento com o cliente. Deixar o consumidor achar que o seu produto vai fazer alguma coisa ou pensar que o seu serviço vai resolver algum problema, não é dar a ele a certeza deste fato. Faça o cliente ter certeza do que está comprando ou no que está investindo. Explique os passos, as etapas, a forma com que você vai ajudá-lo a resolver sua vida e conquiste assim sua atenção, e também o coração. Mostrar um carro, por exemplo, é diferente de levar o cliente para fazer um test-drive, ou seja, mesmo que você não venda carros, precisa fazer o cliente sentir como será ao adquirir seus serviços.

Planejamento é a chave! Se a sua empresa é focada em serviços, o planejamento é essencial. Deixe seu público saber quando cada etapa vai ocorrer, quais serão as estratégias, quais os resultados previstos, o que ele pode esperar do serviço, se ele terá algum tipo de retorno e em quanto tempo. Alinhe tudo! Lembre-se: nenhuma pressão ou prazo pode pular a etapa de planejamento, pois é ela que vai delinear tudo que vem depois.

Por fim, nunca se esqueça de formalizar tudo o que for prometido. Blindar seu negócio de qualquer má interpretação é fundamental!

E aí? Pronto para superar as expectativas do seu cliente?

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