Pesquisar

Como minimizar o impacto da Alta dos Fretes Marítimos

Como minimizar o impacto da Alta dos Fretes Marítimos
Desde o início da pandemia notamos a alta dos fretes marítimos e seus impactos no mercado. Além disso, as projeções são para que estes valores continuem a subir.

No cenário atual, o importador além de sofrer com a alta do frete marítimo, recebe impactos maiores em toda sua carga tributária. Por isso, no blog de hoje iremos te ajudar a Minimizar o Impacto da Alta dos Fretes Marítimos.

Sabemos que analisar todos os fretes do mercado, pode ser uma tarefa quase impossível. Por isso, além de realizarmos uma análise do processo em si, buscamos soluções administrativas dentro da sua empresa. A fim de minimizar os impactos da alta dos fretes marítimos no seu negócio!

Por isso, confira as dicas a seguir:

1. Contrate o Transporte Ideal!

Nem sempre o transporte que levará a sua carga até o destino, será a melhor opção no seu processo, tendo em vista o custo mais baixo. Por isso, vale a pena analisar alguns critérios fundamentais, como:

  • Primeiramente, o nível de serviço;
  • Em segundo lugar, o preço do frete;
  • Em terceiro lugar, verifique a rota de atendimento.

Neste caso, uma transportadora marítima que atenda exclusivamente regiões específicas, ofereça preços melhores e um serviço com mais qualidade. Além de oferecer menores prazos.

Por isso, vale lembrar que além do preço, você precisa analisar o custo benefício. Com certeza no final das contas as vantagens serão ainda maiores!

2. Busque rotas alternativas!

Buscar rotas alternativas, pode impactar positivamente os custos no seu processo. Por isso, vale a pena considerar esta opção!

Inclusive, a Logcomex, startup de tecnologia para logística internacional, divulgou um infográfico com os valores de fretes de importação da China, entre fevereiro de 2020 a 2021. Neste infográfico, percebemos que o porto de Paranaguá obteve os menores valores, comparado a Santos, Itapoá e Navegantes, por exemplo.

Para conferir o Infográfico, clique aqui.

3. Cuidado com as tributações!

No processo de importação, há uma lista de impostos que são cobrados nas operações, como IPI, PIS, COFINS e ICMS.

Por isso, conhecer a tributação específica da sua empresa, poderá trazer uma série de benefícios tributários.

A Bonsenhor Contabilidade pode te ajudar neste ponto, levando sua empresa a reduzir custos e aproveitar os benefícios específicos da sua organização. Para saber mais, clique aqui.

4. Antecipe suas Demandas!

Agora, é fundamental que você elabore suas demandas, com a maior antecedência possível. Afinal, os valores do frete estão cada vez mais imprevisíveis.

Portanto, ao antecipar sua demanda, além de cooperar com o bom fluxo do processo, as operações logísticas do seu processo, tendem a ocorrer de maneira mais assertiva.

Isto porque toda a equipe envolvida, estará ciente das possíveis variáveis do processo.

Em resumo, se a sua equipe estiver preparada, dificilmente erros ocorrerão durante o seu processo de importação.

Além disso, a desorganização será quase nula. Uma vez que todos possuem as informações necessárias previamente. Ou seja, o risco de haver prejuízo durante o seu processo será menor.

Afinal, vale lembrar que são diversas as penalidades previstas em caso de descumprimento das obrigações legais na operação de importação.

Por isso, a Bonsenhor atua no entendimento da particularidade do seu processo com intenção de evitar riscos para o seu negócio. Clique aqui para saber mais.

5. Entenda a Legislação Vigente!

Nos últimos meses, diversas atualizações ocorreram na legislação do Brasil e do mundo, e no caso das negociações internacionais, não seria diferente.

Ou seja, se manter atualizado, é imprescindível para que não ocorram penalizações durante o seu processo de importação.

Portanto, estes fatores burocráticos requerem o suporte de profissionais com experiência de mercado. Afinal, é preciso entender a legislação e as normas de cada país ao importar seus produtos.

Por isso, nós da Bonsenhor Contabilidade contamos com uma equipe de profissionais capacitados voltados a prestar suporte a importadoras. Para uma abordagem mais ampla, clique aqui agora mesmo e conheça mais sobre a nossa especialidade exclusiva para Importadoras.

6. Por fim, pense a longo prazo!

O cenário e a normalização dos custos dos fretes marítimos, ainda são incertos. Por isso, realizar estas mudanças na sua empresa, com o pensamento de curto, médio e longo prazo, trarão clareza e benefícios, não só operacionais, como administrativos também.

Nós da Bonsenhor Contabilidade queremos auxiliar na saúde financeira do seu negócio. Por isso, conte conosco para realização de uma análise e abordagem detalhada.

Afinal, somos do tamanho do seu sucesso!

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)