Trabalhar com comércio exterior pode ser uma ótima oportunidade para muitas empresas no contexto atual. Entretanto, é preciso estar preparado para lidar com as exigências contábeis e legislações, ficando livre de dificuldades e penalidades ao realizar importações e exportações.
Como essas operações são complexas, o ideal é contar com um profissional de contabilidade com conhecimento técnico sobre o assunto.
Quer compreender a importância da contabilidade nas operações de comércio exterior? Continue a leitura e veja os benefícios que ela pode trazer ao seu negócio.
Papel da contabilidade no comércio exterior
A contabilidade é a solução para todas as empresas, pois auxilia no cumprimento das obrigações financeiras, legais e fiscais.
No âmbito do comércio exterior, cabe ao profissional contábil cuidar da parte fiscal e orientar o cliente nos processos de importação ou exportação. Afinal, se a legislação do mercado interno já é complexa, os cuidados devem ser ainda maiores no comércio internacional.
É a contabilidade que orienta o empresário com as normas, leis e resoluções de cada país nas atividades de comércio exterior.
É ela, também, que auxilia na burocracia em transações de comércio exterior, cuidando das regularidades na documentação para que a empresa não enfrente retidão de produtos em alfândegas e demais questões fiscais.
Estes são apenas alguns dos motivos pelo qual a contabilidade é imprescindível para empresas exportadores e importadoras. Abaixo, listamos 4 motivos para contar com um contador nas operações de comércio exterior:
Oferece entendimento da legislação
A legislação brasileira já impõe uma série de obrigações fiscais e acessórias ao empreendedor brasileiro. Agora, para atuar no comércio exterior, é preciso entender a legislação e as normas de cada país ao enviar ou importar um produto para este local – caso contrário, a carga pode ser retida. Ademais, a nota fiscal deve ser emitida no padrão internacional.
Estes fatores burocráticos requerem um profissional de contabilidade com experiência para assegurar as operações da sua empresa.
Oferece informações precisas
A contabilidade da sua empresa não pode apresentar nenhuma informação inexata ou incompleta. Os dados devem ser precisos, pois qualquer inconsistência pode ser interpretada como sonegação fiscal, trazendo diversos prejuízos para o negócio.
A documentação da movimentação deve estar completa, de acordo com o exigido pelos órgãos fiscalizadores. Os informes mais importantes são os bens movimentados, os dados de pagamento, as licenças de importação e informações tributárias do conteúdo importado.
A contabilidade é primordial para garantir que todas as informações estejam corretas, facilitando a fiscalização aduaneira.
Cuidado com as tributações
O Brasil possui um regime tributário específico, que prevê benefícios fiscais para quem trabalha com exportações. Dependendo do produto ou serviço comercializado, os benefícios podem ser a isenção ou restituição total ou parcial de determinados tributos.
Já nas importações, há uma lista de impostos que são cobrados nas operações, como o imposto de importação, IPI, CIDE, PIS, COFINS E ICMS.
Por isso, conhecer a tributação específica das empresas pode trazer uma série de benefícios tributários. E a contabilidade pode ajudar neste ponto, levando sua empresa a reduzir custos e aproveitar os benefícios específicos da organização.
Reduz os riscos de penalidades
São diversas as penalidades previstas em caso de descumprimento das obrigações legais nas operações de comércio exterior. Caso a empresa não as respeite, há o risco de apreensões, perdas de cargas e até bloqueios das operações posteriores.
Além disso, a sua empresa também pode pagar multas que podem gerar sérios prejuízos financeiros.
Quando o assunto é comércio internacional, todo cuidado é pouco. Por isso, a contabilidade entra em cena para que sua empresa atenda às particularidades de cada região e evite riscos ao negócio.
Agora que você conhece a importância da contabilidade no comércio exterior, é fundamental encontrar uma empresa com expertise na área.
A Bonsenhor Contabilidade possui um vasto know-how em importadoras e exportadoras. Clique aqui e conheça como podemos ajudar o seu negócio.
Tem alguma dúvida sobre os processos burocráticos de importação e exportação? Deixe nos comentários.