Conforme o Dia das Crianças se aproxima, a dúvida sobre como inovar e economizar no presente já surge. Todos os anos, os preços dos presentes tendem a subir em datas próximas a ocasiões comemorativas. Com a crise ocasionada pela pandemia, essa situação não será diferente – o que leva a economia a ser uma necessidade.
Se você está à procura de dicas para economizar no presente do Dia das Crianças, acompanhe este artigo!
A seguir, vamos te mostrar como é possível fazer uma criança feliz sem comprometer as suas finanças. Confira.
1 – Pesquise preços com antecedência
A primeira dica é clássica. Ficar de olho nos preços dos objetos antes de ir à compra é a atitude mais assertiva.
Mesmo que esteja em cima da hora, faça uma busca rápida entre as principais lojas que você conhece para analisar e comparar preços.
O valor pode mudar muito de uma loja para outra, assim como varia de lojas físicas para lojas online.
Na hora de fazer a sua pesquisa, aposte em portais como o Buscapé e o Zoom, onde é possível verificar o histórico de preços de diversos produtos e fazer uma comparação da compra em vários sites.
2 – Defina um valor para a compra
Essa regra é fundamental para quem busca economizar. Isso porque, se você não tem um valor definido, as diversas opções de presentes podem acabar estourando o seu orçamento.
Definir o valor é importante, principalmente, se você for presentear mais de uma criança. Ter um teto vai te ajudar a dividir o valor pelo número de presentes que você precisa comprar.
3 – Fuja de presentes supérfluos
São diversos os objetos que chama a atenção das crianças. Muitos deles, no entanto, tornam-se superficiais e descartáveis após apenas algumas semanas de uso.
Se você quer economizar de verdade, o melhor a fazer é ir em busca de um presente que a criança aproveite por um longo tempo. Assim, você não corre o risco de precisar trocar, consertar ou até mesmo substituir o produto.
Não sabe como fazer isso? Fuja principalmente de falsificados, que não possuem o selo do Inmetro e podem comprometer a segurança e a saúde da criança.
Sim, nós sabemos que os brinquedos originais geralmente são mais caros. Mas, se você usar a criatividade, é mais do que possível oferecer um presente econômico.
4 – Faça você mesmo
Quando falamos de usar a criatividade, isso não se refere apenas ao momento da compra.
Que tal você mesmo criar um presente para a criança? Na internet, são diversos os tutoriais para você procurar um brinquedo interessante e montar você mesmo.
Com materiais como garrafa pet, uma peça de roupa ou outro material, você pode investir no artesanato e montar um presente exclusivo e original.
Outra opção é comprar uma cesta e recheá-la com as lembrancinhas e doces favoritos da criança. Quanto mais personalizado, mais ela vai gostar!
5 – Priorize um momento em família
É claro que você não quer que o Dia das Crianças passe em branco. Mas essa data não precisa se limitar a um presente ou lembrança material.
Um momento de diversão, como um almoço onde todos cozinham em conjunto ou uma tarde inteira jogando bola ou videogame, podem ser presentes muitos melhores.
Você pode aproveitar para relembrar as brincadeira da sua própria infância e mostrar algo novo para o pequeno. Afinal, nada melhor do que passar o dia se divertindo juntos, não importa a circunstância.
Não se deixe levar pela emoção!
Datas comemorativas têm um apelo emocional muito grande! A felicidade das crianças, nesta data em específico, é a prioridade.
No entanto, muitas vezes as emoções dos pequenos podem pesar no seu bolso.
Independentemente da sua escolha, se você vai optar por comprar ou montar um presente, não se esqueça que o foco é economizar.
Se for às compras, evite levar a criança para que ela não peça um presente mais caro. Se preferir trocar o brinquedo por um dia de diversão, aposte em opções viáveis e que respeitem o momento de pandemia em questão.
O melhor a fazer é pesquisar e se planejar com antecedência!
Gostou das dicas? Aproveite para enviar esse conteúdo a um amigo que também quer economizar nas compras deste ano.
E não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas de finanças!
Você também pode se interessar pelo nosso artigo com 4 dicas para você criar seu fundo financeiro emergencial.