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MEI: 6 Passos para tornar sua empresa mais competitiva!

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Se antes já era difícil competir com grandes empresas do mercado, sendo MEI ou pequeno negócio, com a pandemia e a corrida tecnológica, está ainda mais!

2020 mudou a forma de comprar de muitos consumidores, o que acaba impactando você, sendo MEI ou pequeno negócio!

Concorrer com grandes empresas como Magazine Luiza, Americanas e C&A, por exemplo, não é fácil! Porém, não é impossível, por isso, hoje trouxemos 6 dicas para você como MEI ou pequeno negócio se torne mais competitivo:

1. Conheça seus clientes!

Nas últimas décadas, estávamos preocupados em robotizar todas as nossas operações e acabamos por robotizar pessoas! 

Esquecemos que ao fechar uma venda, estamos realizando uma venda para a Maria ou José! E não para um celular ou computador, que é onde normalmente realizamos a maioria das vendas.

E provavelmente você tenha esquecido que esta matéria foi escrita por alguém.

Não nos damos conta que cada pessoa tem uma necessidade e que seu produto não vai ser o ideal para todas! Ou seja cada um precisa ser atendido de uma forma diferenciada.

Foi apenas recentemente que entendemos que o atendimento robotizado deve ser deixado para trás! E que precisamos nos aproximar e nos preocupar com nossos clientes. Ou seja, precisamos entregar não só um produto ou serviço, mas sim, entregar uma experiência ao consumidor. 

E é por isso que o atendimento, produtos e serviços estão se tornando cada vez mais personalizados. 

Os seus clientes querem receber algo feito para eles, pensado em suas necessidades.

Por isso, uma empresa para ser mais competitiva precisa de fato conhecer bem os seus clientes e entregar a experiência que eles esperam!

2. Se adapte à realidade! 

Precisamos entender que o mercado evoluiu, as pessoas mudam e as tecnologias chegam com novas possibilidades. Precisamos deixar alguns hábitos para trás, práticas ultrapassadas de gestão e de venda.

Amar nosso cliente e não apenas o nosso produto é um dos segredos do empreendedorismo! Desta forma, fica cada vez mais fácil nos adaptarmos a atualidade, e não nos apegarmos a produtos ou serviços que não chamam a atenção do consumidor! Servir nosso cliente independentemente do momento e nos adaptarmos ao mercado, é o verdadeiro segredo.

Um grande exemplo de fracasso por não se adaptar à realidade foi a KODAK, que já foi a maior empresa de fotografia que vimos. A KODAK entrou com pedido de falência em 2012, após não acompanhar a evolução do mercado e deixar de inovar. Se apegaram ao produto e não ao cliente, caso contrário, estariam no auge até hoje.

Diferentemente da Netflix, que nos anos 90 era uma locadora de filmes e hoje é uma das maiores empresas de streaming do mundo!

Nossa dica é que você fique de olho no mercado, pesquise tendências e se adapte!

3. MEI também precisa de boa gestão financeira!

Para ficarmos a frente da concorrência e tornarmos competitivos, precisamos realizar uma boa gestão financeira. Afinal, precisamos de recursos para investir, tomar decisões, etc.

O que pode prejudicar seu crescimento é a má gestão, ou principalmente, a falta dela! Isto porque onde você não analisa números, não realiza cotações, nem diferencia dinheiro seu e o dinheiro da empresa.

Se você não realizamos uma boa gestão financeira, precisamos nos preocuparmos com isto! Pois vale lembrar que a grande maioria dos MEI e pequenos negócios brasileiros se extinguem com menos de 3 anos de existência! Isto é resultado da desorganização financeira!

Nós sabemos da importância do seu tempo e como é difícil realizar todas estas responsabilidades. Por isso saiba, nós estamos aqui para te ajudar a crescer mais! Por isso, criamos o Bonsenhor Connect, que é a terceirização financeira da sua empresa. Quer conhecer mais suas vantagens? Clique aqui!

4. Invista em Marketing Digital!

Você já ouviu falar na expressão “quem não é visto, não é lembrado”? É exatamente sobre isso! Se você quer crescer e se tornar mais competitivo, precisa estar no digital! Afinal, só no Brasil são mais de 139 milhões de pessoas utilizando a internet todos os dias!

Invista em uma estratégia de marketing alinhada com seus objetivos. Portanto não foque apenas em vendas, mas principalmente em relacionamento com o cliente nas plataformas que utilizar, como citamos na 1ª dica desta matéria.

É necessário sempre me questionar, por exemplo, eu seguiria a minha empresa nas redes sociais? Gostaria deste tipo de abordagem? Não veja os seus seguidores como compradores, mas como amigos, você precisa criar um laço importante com eles. 

5. Invista em inovação!

Você já deve ter percebido que as empresas mais competitivas são as que sempre estão inovando! 

A ideia é que continuamente busquemos novas oportunidades e identifique como seu negócio pode ser melhorado. Você precisa trabalhar sua criatividade! Ou seja, se trata muito mais de estudar, observar, descobrir e entender qual a demanda atual do mercado. 

6. Analise sua concorrência!

Assim como você deve conhecer seus clientes, você precisa conhecer seus concorrentes mesmo sendo MEI ou pequeno negócio.

Por isso, precisamos realizar uma análise profunda da nossa concorrência, verificarmos as estratégias, onde estão e o que fazem. Afinal, competirmos sem conhecermos quem está buscando o mesmo que nós, é um perigo enorme e isto podemos evitar!

Assim, você já sabe o que deu certo e o que deu errado para eles! Portanto você possui uma visão amplificada, o que pode te ajudar a tomar decisões corretas!

Você não vai querer perder para a concorrência, não é?

É óbvio que você não vai copiar a concorrência. Temos como exemplo a Apple e a Samsung, ambas se conhecem muito, tanto é que não lançam produtos ao mesmo tempo. Faz sentido para você?

Para se tornar mais competitivo é preciso sair da zona de conforto, quebrar padrões e enxergar além. É simples, mas não é fácil! Não se esqueça, nós queremos te ver indo além! 

Se você gostou das dicas, mas não imagina por onde começar, saiba que a Bonsenhor Contabilidade possui uma Consultoria Empresarial que entende o seu negócio!

Nosso propósito é levantar as necessidades da sua empresa como MEI ou pequeno negócio! Ou seja, identificar problemas, apontar soluções e recomendar ações de melhoria através do diagnóstico. Além disso, focamos em 4 grandes áreas para o sucesso da sua empresa: gestão de processos, gestão de pessoas, finanças e marketing! 

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