Pesquisar

O que é Onboarding? Check-list e como aplicar

Onboarding de funcionários

Em um mercado de trabalho competitivo, o onboarding torna-se uma ferramenta fundamental para que os novos colaboradores sintam-se integrados na empresa.

Um processo de onboarding eficaz resulta no sucesso da sua empresa. Afinal, pesquisas mostram que uma integração bem sucedida retém 82% dos novos colaboradores, e garante 70% mais de produtividade. Por outro lado, apenas 12% dos pesquisados disseram receber uma boa integração.

Mas afinal, o que é o Onboarding e o que você pode fazer para oferecer uma boa experiência aos novos colaboradores? É o que vamos abordar neste artigo, além dos benefícios, etapas e práticas importantes de um onboarding de sucesso. Confira a seguir:

O que é Onboarding?

O onboarding é como você introduz os novos colaboradores na empresa. Durante este processo os colaboradores conhecerão suas funções, seus colegas, a cultura da empresa e tudo que seja importante para que não fiquem dúvidas durante sua jornada.

Neste processo é possível integrar os novos colaboradores através de ferramentas e treinamentos.

Importante: 90% dos colaboradores decidem se permanecem ou saem de uma empresa durante os primeiros 6 meses. Em uma corrida para captar os melhores talentos, é fundamental não perdê-los por uma integração ruim.

Além disso, o onboarding ruim deixará seus colaboradores perdidos, sem os recursos necessários para atingir seus objetivos na empresa, o que pode ser muito desmotivador.

Benefícios do onboarding eficaz

Benefícios do Onboarding para a sua empresa

Os benefícios mais valiosos de um onboarding bem estruturado são:

  1. Retenção de talentos: sua empresa é capaz de reter talentos altamente qualificados quando começa com uma ótima integração.
  2. Aumenta na produtividade : Colaboradores que se sentem incluídos na empresa e possuem objetivos claros, são mais focados e têm melhor desempenho.
  3. Primeira impressão positiva: um colaborador que se sente bem desde o primeiro dia tende a ter uma impressão geral melhor do negócio.
  4. Reduz o turnover : Redução no índice de rotatividade que consequentemente reduz gastos com admissões e demissões.

Leia também: Turnover: O que é, como calcular e muito mais!

Benefícios do Onboarding para Funcionários

  1. Sentimento de acolhimento: os novos colaboradores ficam rapidamente à vontade em suas funções e se sentem parte da cultura da empresa.
  2. Mais informados : Os colaboradores são mais bem informados sobre suas tarefas e funções dentro da empresa.
  3. Aumento da motivação: Os colaboradores sentem-se motivados e reconhecem o investimento da empresa.
  4. Maior engajamento : Uma boa experiência oferece satisfação e resulta em maior engajamento dos colaboradores.

Onboarding na Prática

Ao criar um processo de integração, é importante definir objetivos claros para que você saiba onde deve usar sua energia. Aqui estão alguns dos principais objetivos que devem ser considerados ao longo do processo de onboarding:

  1. Ensinar ao novo colaborador as políticas internas da empresa (normas, funções, obrigações legais, segurança, etc.).
  2. Explicar as funções e deveres do colaborador e quais ferramentas ele precisa para desempenhar suas funções.
  3. Oportunidade para compartilhar a cultura da empresa e integrá-lo a equipa.
  4. Explicar a colocação do colaborador no organograma da empresa.

Com esses objetivos em mente, você poderá criar um processo de integração que prepara os novos profissionais para o sucesso.

Acompanhamento de métricas de integração

Depois de determinar os objetivos do seu onboarding, você pode usar as principais métricas de integração para acompanhar o sucesso do processo. Considere acompanhar as seguintes métricas:

  • Satisfação dos novos colaboradores:  Envie pesquisas de satisfação personalizadas para novos contratados no primeiro mês, terceiro mês e sexto mês para ver como eles  estão se adaptando à equipe. Nessa pesquisa você obterá muitos insights sobre os sucessos e as deficiências do seu onboarding. Certifique-se de usar métodos de avaliação quantitativos para poder analisar os números e chegar a resultados claros.
  • Tempo de produtividade: o objetivo de qualquer processo de integração é colocar os colaboradores em produtividade o mais rápido possível. Peça aos novos contratados (e seus gestores) para estimar quanto tempo eles levaram para começar a trabalhar de forma independente. Em seguida, obtenha as estratégias necessárias para reduzir esse tempo!
  • Turnover: Estudos mostram que 20% dos funcionários saem nos primeiros 45 dias de trabalho. Portanto, certifique-se de calcular a rotatividade de novos contratados para ver se o seu processo de integração está levando os recém-chegados a sair ou mantê-los na empresa!

O processo de integração: 4 etapas principais

A duração do processo de integração do colaborador pode durar de 45 dias a um ano, dependendo das características da função e das habilidades do novo colaborador. Os primeiros dias, semanas e meses são cruciais para formar uma boa relação de trabalho com a empresa.

Aqui estão alguns dos principais pontos que você deve considerar em cada fase do onboarding.

1) Pré-onboarding

O Pré-onboarding acontece antes do primeiro dia de trabalho do novo colaborador. Isso pode incluir assinatura de documentos legais, documentos específicos para o cargo do novo, documentos de folha de pagamento e documentos específicos da empresa em geral.

É importante manter contato com o novo colaborador e responder dúvidas que ele tenha antes de iniciar sua nova função. Por exemplo: horário de trabalho, código de vestuário, dias de férias, etc. Faça-o sentir apoiado e parte da equipe desde o início.

Antes da data de início, o novo colaborador deve saber:

  • Quem são seus líderes, gestores e colegas de trabalho
  • Onde desempenhará as suas funções
  • As responsabilidades do cargo
  • Os meios de trabalho
  • Os hábitos e a cultura da empresa

2) Planeje as atividades de integração

Depois da papelada, uma boa ideia é planejar a primeira semana do novo colaborador. Certifique-se de que os colegas de equipe estejam cientes da data de início do recém-chegado, e de que sua estação de trabalho esteja pronta para funcionar.

Além disso, busque ideias criativas para a integração de novos colaboradores.   Por exemplo, atividades para quebrar o gelo ou almoços com outros membros da equipe. Dessa forma, eles sentirão confortáveis ​​imediatamente.

3) Ajude-os a se sentirem conhecidos desde o primeiro dia

Logo no primeiro dia, é vital que os novos colaboradores recebam uma recepção calorosa. Faça questão de dar a eles um tour pelo escritório e apresentá-los aos colegas de trabalho.

4) Check-in dos novos membros da equipe

Após a primeira semana, o processo de integração ainda não acabou! Leva tempo para que os colaboradores recém-contratados se sentirem 100% confortáveis ​​e confiantes em seus cargos. Portanto, verifique de tempos em tempos os treinamentos e adaptações necessárias. Organizar atividades de formação de equipe é uma ótima maneira de fazer com que os funcionários mais novos se sintam incorporados. Isso pode realmente fazer a diferença nos esforços de retenção!

Checklist Onboarding

Agora que você já sabe tudo sobre o onboarding e a importância em sua empresa, chegou a hora de colocar em prática! E para te ajudar nesse processo, criamos um checklist de onboarding para novos colaboradores.

Para acessar o checklist de onboarding de novos colaboradores basta clicar aqui.

Estamos juntos com você

Dar um novo passo pode ficar mais fácil com parceiros de confiança. Portanto, conte conosco e nossa equipe de especialistas para te ajudar, afinal, somos uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar segundo o ranking GPTW, além de possuímos o selo 9001 de qualidade. Para mais informações, clique aqui e receba atendimento da nossa equipe. #JuntosSomosMaisFortes

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)