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O que é User Experience (UX) e como utilizá-lo no seu negócio

O que é User Experience (UX) e como utilizá-lo no seu negócio

O termo User Experience (UX), ou experiência do usuário em português, refere-se à qualidade da experiência e da resposta que um usuário tem como resultado da interação com seu serviço, site, aplicativo ou dispositivo.

Todos os aspectos dessa interação com um produto, serviço ou empresa contribuem para a experiência do usuário (User Experience).

Em outras palavras, é o sentimento bom e/ou mau que se tem depois de usar um produto/serviço.

Quem são meus usuários?

Em uma breve pesquisa no google você verá que o foco do termo User Experience está voltado aos clientes e possíveis clientes de um negócio, mas a experiência vai muito além. Afinal, devemos considerar que todos os envolvidos em determinado processo/projeto são usuários. Diante disso, considere seus usuários:

  • Profissionais da sua empresa;
  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Parceiros;
  • Seguidores das redes sociais; etc.

Por que a UX é importante para o seu negócio?

O UX é importante para o seu negócio pois conecta seus usuários com seus serviços/produtos/sistemas, de maneira que atenda às necessidades exigidas e cumprindo seus objetivos de forma prática.

O UX ajuda você a criar um produto ou serviço útil, abrangente e gratificante. Por consequência, isso aumentará o envolvimento do público, as conversões, o engajamento da equipe e consequentemente a receita do seu negócio.

Um ótimo UX é importante e essencial para o seu negócio, afinal é o que torna as empresas líderes de mercado. Basta pensar em sua experiência com os produtos Google, Amazon e Apple.

A Apple não foi a primeira a inventar o smartphone, assim como a Amazon não foi a primeira varejista de comércio eletrônico.

O que eles fizeram foi mudar a maneira como interagimos com esses produtos e sistemas, tornando-os fáceis de usar. Essas grandes empresas investem milhões de dólares no UX dos seus produtos, contribuindo para o crescimento de vendas e receita.

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Como melhorar a UX do seu negócio?

1. Faça uma pesquisa de experiência do usuário

Antes de começar a implementar práticas que colaboraram na experiência de seus usuários, é importante fazer uma pesquisa completa de UX. Você precisa entender quais são os hábitos de seus usuários, seus comportamentos e suas necessidades.

A pesquisa UX é uma abordagem sistemática para pesquisar o seu público-alvo e suas necessidades, coletando dados valiosos. E a abordagem mais básica para a pesquisa é feita através de dois métodos:

  • Qualitativo
  • Quantitativo

Um método qualitativo consiste na coleta de dados por meio de entrevistas ou grupos focais onde os membros do público-alvo são profundamente analisados. Nesse tipo de pesquisa, é crucial examinar quais problemas eles enfrentam ao interagir com seu serviço/produto e como imaginam uma possível solução. Ao apresentar um protótipo do seu produto/serviço aos usuários, você pode descobrir rapidamente oportunidades de melhoria.

Por outro lado, a pesquisa quantitativa é mais sobre a coleta de dados mensuráveis. A melhor maneira de fazer isso é com pesquisas nas quais você pode descobrir padrões de usuários.

2. Aplicando UX para seus clientes

A experiência dos seus clientes pode estar diretamente ligada ao produto ou serviço oferecido, assim como pode estar ligada também ao processo que ele enfrenta para obtê-lo. Isto podendo ser através dos canais de comunicação, como redes sociais, site, ligação, etc.

Por isso o mapeamento da trajetória dos seus clientes é tão importante, afinal, é nesta etapa que você e sua equipe poderão, após a pesquisa, identificar possíveis gargalos e oportunidades de melhorias no processos como um todo.

O UX vai muito além de telinhas bonitas no computador ou smartphone que seu cliente acessa, ele está ligado ao:

  • atendimento oferecido;
  • tempo de espera;
  • facilidade que o cliente tem em acessar o que deseja;
  • canais de comunicação acessíveis;
  • atendimento humanizado;
  • inovação;
  • surpresas positivas; e muito mais.

Leia também: FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: 6 estratégias para conquistar o seu público no ambiente digital

3. Aplicando UX para seus profissionais

É preciso enxergar o profissional como um consumidor: os maiores talentos das empresas, já perceberam que são buscados e desejados pelo mercado. Diante disso, se aplicarmos ferramentas de experiência do usuário para projetar a experiência do profissional, podemos criar experiências personalizadas e flexíveis que ajudam a envolver e satisfazer sua equipe.

Além disso, pequenas mudanças podem agregar um enorme valor.

Um exemplo de melhora na experiência de seus profissionais está no cuidado com os softwares utilizados, afinal, acima de tudo, os profissionais desejam uma experiência intuitiva.

Portanto, avalie se as ferramentas utilizadas hoje são flexíveis e úteis, se não travam e geram momentos de estresse aos profissionais. Também é importante escolher um software que reflita de perto a tecnologia que seus profissionais estão usando em suas vidas pessoais. Lembre-se de que, à medida que a tecnologia pessoal se tornar mais avançada, os profissionais também terão expectativas mais altas em relação ao trabalho.

Outros pontos que podem ser melhorados levando em consideração a UX para os profissionais:

  • Localização dos setores na empresa;
  • Comunicação entre a equipe;
  • Metodologias utilizadas;
  • Benefícios; e
  • Até mesmo a alocação do banheiro, da cozinha, entre muitos outros pontos.

Abrir um diálogo com seus profissionais, ouvir seus comentários e obter uma compreensão mais profunda dos obstáculos que eles enfrentam no trabalho é essencial antes de implementar qualquer nova tecnologia, processo, alocação, etc.

Leia também: Como incentivar a inovação em sua equipe?

4. UX no seu negócio

A lição destes exemplos é que você nunca deve subestimar os benefícios do UX para o seu negócio.

E investir neste método é uma vitória para o crescimento do seu negócio, além dos ganhos financeiros, pois os méritos de longo prazo incluem não apenas melhor retorno do que foi investido, mas também despesas mais baixas, melhor retenção de clientes e profissionais e classificações mais altas diante da concorrência.
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