Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: 5 etapas para montar um planejamento de alto nível

planejamento estratégico

O planejamento estratégico é fundamental para uma empresa que deseja alcançar os melhores resultados no mercado.

Independentemente de qual seja a meta, as suas ações para atingi-la precisam ser estabelecidos pelo planejamento estratégico. Quando bem elaborado, ele possibilita uma gestão eficiente, uma comunicação mais clara e um controle contínuo das ações empresariais.

Um planejamento completo deve conter aspectos do ambiente interno e externo, bem como uma boa definição de metas e análise dos resultados.

Com estes pontos em mãos, o seu plano pode ser formulado com consistência para auxiliar na execução e controle das ações.

Pensando em te ajudar a elaborar um planejamento impecável, criamos um conteúdo especial. Confira, agora, 5 etapas essenciais para formular um planejamento estratégico de alto nível para sua empresa.

1. Trace metas e objetivos alcançáveis

O primeiro passo para elaborar o seu planejamento é saber onde você quer chegar. Por isso, os objetivos e metas que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos.

Primeiro, foque no resultado final, que é o ponto onde você almeja chegar. Este é o seu objetivo. Depois de estabelecer esse objetivo, você precisa pensar no passo-a-passo – ou seja, as conquistas a curto prazo, mais conhecidas como metas.

A nossa dica é: quanto mais específico o seu objetivo, mais mensuráveis e quantificáveis são as metas.

Tendo seu objetivo e metas em mente, você tem foco suficiente para olhar para frente e delimitar o restante do seu planejamento.

2. Realize um diagnóstico dos ambientes interno e externo

O diagnóstico da sua empresa e do ambiente externo são pontos fundamentais para assegurar que as suas previsões ocorram de acordo com o esperado. A ferramenta mais indicada para esse diagnóstico é a Análise SWOT ou FOFA, que contempla as Forças, as Oportunidades, as Fraquezas e as Ameaças à sua empresa.

Em suma, os pontos fortes são os aspectos positivos no ambiente interno da empresa, e as oportunidades são relacionadas às vantagens que ela tem sobre o ambiente externo. Já os pontos fracos são as suas desvantagens internas, enquanto as ameaças são relacionadas ao ambiente externo.

Por isso, a matriz SWOT é elaborada a partir de uma análise do mercado, dos concorrentes e dos fatores econômicos, sociais e políticos. Tudo o que influenciar o alcance do seu objetivo, de forma positiva ou negativa, deve ser considerado no seu planejamento.

Essa matriz é de extrema importância para você entender que, por melhores que sejam as condições internas, nem sempre as externas são favoráveis.

Com as informações externas e internas em mãos, você realiza um cruzamento do que é útil para atingir seus objetivos (forças e oportunidades) e também do que pode ser prejudicial (fraquezas e ameaças). Assim, você as táticas ideais e aproveita da melhor forma todas as oportunidades que surgirem.

3. Determine as ações e estratégias

Primeiramente, tenha em mente que estratégias e ações não são a mesma coisa. Enquanto as estratégias correspondem à forma como o seu objetivo será atingido, as ações são as medidas para colocar sua estratégia em prática.

Por exemplo, se o seu objetivo é triplicar as vendas nos próximos anos, a sua estratégia pode ser lançar um novo produto a cada ano. Para que essa estratégia seja implementada, as ações incluem: contratação de funcionários, aquisição de matéria-prima, otimização dos processos etc.

Reúna sua equipe para definir as melhores estratégias e selecione quais ações são precisas para alcançar seu objetivo. Estabeleça também um orçamento e um prazo limite para cada meta.

4. Envolva sua equipe

Um planejamento estratégico só tem seus resultados alcançados com eficiência se todos os colaboradores participarem ativamente. Por isso, o líder precisa envolver, motivar e alinhar as metas com sua equipe.

A motivação e o envolvimento são fundamentais para o seu plano se ação. Quando seus colaboradores estão focados e motivados, as tarefas ganham novo sentido e o trabalho em equipe flui com sinergia.

Certifique-se de que todos estão de acordo com o objetivo e demonstre à equipe como ela será beneficiada com a proposta.

5. Aplique e monitore os resultados conquistados

Tendo os objetivos, metas, estratégias e ações alinhados, você está pronto para colocar seu planejamento em prática.

No entanto, é preciso monitorar constantemente os resultados para verificar se tudo está saindo como planejado. Caso verificar que algo precisa de ajustes, você já está pronto para traçar com sua equipe o que será feito para correção e adequação das ações.

O monitoramento pode ser feito pelos indicadores dos níveis de satisfação dos clientes, índice de lucratividade e, principalmente, o retorno sobre o investimento (ROI).

A partir do monitoramento dos resultados, você avalia as ações e identifica se estão sendo benéficas ou prejudiciais à empresa. Consequentemente, você tem a oportunidade de modificar ou manter as ações para manter seu planejamento nos eixos.

Essa etapa final é um processo de aprendizagem que garante um crescimento de sucesso para o seu negócio.

Ao aplicar essas 5 etapas, você terá um planejamento estratégico de sucesso em mãos.

 

Agora que você está pronto para criar seu planejamento estratégico, não esqueça de compartilhar este conteúdo com sua rede de amigos.

Para mais dicas de empreendedorismo e planejamento, acompanhe o nosso blog!

Com informações de: Conta Azul

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)