Pesquisar

MEI: quais são as vantagens da contabilidade para o meu negócio?

MEI

Nos últimos meses, o número de profissionais que abriram empresas pela modalidade MEI (Microempreendedor Individual) atingiu um marco histórico. De acordo com dados divulgados, em 2020, o Brasil já ultrapassou o índice de dez milhões de microempreendedores individuais formalizados.

Ao formalizar um negócio, o empresário desfruta de diversos benefícios e direitos. Mas você sabia que, ao contratar um serviço de contabilidade, o empreendedor pode aproveitar muitas outras vantagens? Entenda melhor no blog de hoje!

Como a contabilidade pode ajudar o MEI?

Conheça, agora, fatores que são muito benéficos para o MEI ao contratar um serviço de contabilidade:

Auxílio na gestão financeira

Para o empreendedor recém-formalizado, cuidar das finanças e das obrigações contábeis é uma novidade que precisa ser tratada com atenção. Para que nenhum documento seja emitido de maneira errada, é preciso organização e controle.

Com o auxílio de um profissional de contabilidade, que cuida de toda organização contábil, a saúde financeira do MEI é controlada e otimizada.

Assim, o empreendedor tem mais domínio das finanças e mais segurança na tomada de decisões e investimentos.

Segurança no envio de declarações

Além de benefícios, o MEI também possui uma série de obrigações, sendo uma das mais importante o envio de declarações anuais, como a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN).

Neste ponto, a contabilidade é de extrema importância para evitar que o empreendedor acabe pagando mais impostos ou multas devido a erros no preenchimento e envio das declarações.

Além disso, há tarefas mais complexas como a contratação de funcionários e obtenção de crédito, que demandam uma assessoria profissional.

Orientação na contratação de funcionários

Como MEI, é possível contratar apenas um funcionário, que deverá receber um salário mínimo ou piso da categoria, se houver. Além disso, há diversos direitos e encargos previstos em relação a contratação, como salário, férias, INSS e FGTS.

Com isso, todos estes valores podem representar um custo no orçamento do microempreendedor. Por isso, a contabilidade é de grande ajuda na hora de realizar a contratação de funcionários.

Ao contar com um contador, você tem orientações importantes para seguir adequadamente as normas trabalhistas. Ademais, o contador auxilia no recolhimento da guia do FGTS e na administração da folha de pagamento.

Otimização tributária

Gerenciar as obrigações fiscais é uma das atividades mais complexas para um empreendedor iniciante.

Como boa parte do lucro obtido pelo MEI é direcionado para pessoa física, ele corre o risco de pagar um percentual elevado no imposto de renda. Portanto, a contabilidade pode ajudar o empresário com um serviço de otimização tributária, que contribui na redução dos impostos.

Análise de relatórios para tomada de decisões

A contabilidade unificada à consultoria pode ajudar o empreendedor a entender melhor os relatórios gerenciais e otimizar os resultados do negócio.

Ao fazer um diagnóstico dos processos da empresa, a contabilidade orienta o empreendedor sobre diversos procedimentos. Assim, o MEI tem dados mais precisos que o permitem reduzir gargalos e investir em melhorias.

Consequentemente, a tomada de decisões é feita de maneira mais segura e precisa, pois os relatórios permitem reconhecimento dos pontos fortes e fracos da empresa.

Migração para ME ou EPP

Quando a sua empresa prospera e cresce, você precisa partir para um novo enquadramento tributário – e essa é a principal vantagem de contratar a contabilidade!

Isso porque quando o MEI ultrapassa o teto de R$ 81 mil no faturamento anual, ele precisa migrar para ME (Microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). Com essa mudança, o pagamento de impostos e demais obrigações passa a ser obrigatório.

Assim, para que não haja nenhuma pendência ou deslize com a legislação, contar com a contabilidade é a opção ideal.

Invista no crescimento do seu negócio

Se você é MEI e deseja evoluir e administrar o seu negócio de forma profissional, o apoio do contador se torna essencial.

Gostou das informações que trouxemos no blog de hoje? Que tal contar com uma consultoria da Bonsenhor Contabilidade? Entre em contato conosco pelo telefone: (41) 2152-2500

E acompanhe nosso blog para mais dicas de negócios, finanças e administração de empresas.

Com informações de: Conta Azul

 

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)