Pesquisar

Reduzir custos na empresa: confira as dicas mais práticas

reduzir custos

Aumentar o lucro, crescer entre a concorrência e superar os resultados são os objetivos de qualquer empresa com visão estratégica. Você sabia que reduzir custos é uma das táticas utilizadas para a obtenção destes objetivos?

É isso mesmo. Reduzir custos não deve ser uma estratégia utilizada apenas em situações de crise, mas sim como aliada na gestão financeira de uma empresa.

Se você já tem essa visão estratégica e deseja implementar a redução de custos no seu negócio, siga a leitura. Separamos aqui 5 dicas práticas para você começar a planejar agora mesmo.

  1. Faça um diagnóstico do ambiente interno

O diagnóstico permite uma visão ampla dos processos, revisando o que pode ser modificado ou otimizado na gestão. Um processo ineficiente gera gastos de energia, de recursos e até mesmo despesas com horas extras. Portanto, através dessa análise, é possível verificar o que está demandando um gasto elevado, se há desperdício de mão-de-obra ou se é preciso investir ainda mais.

Esse diagnóstico também permite traçar metas e prazos para alcançar os objetivos desejados. Assim, as atividades podem ser executadas com mais eficiência e planejamento.

  1. Invista na otimização de processos

Como podemos falar de investimento em processos quando falamos sobre reduzir custos? Por mais contraditório que pareça, esse passo faz uma grande diferença para a sua gestão.

Afinal, quando você otimiza e organiza os processos, sua equipe tem mais produtividade e eficiência na conclusão de atividades. Essa otimização pode ser feita através da criação de cronogramas, implementação de softwares e até mesmo a integração de setores.

Depois de verificar os gargalos no diagnóstico, você com certeza terá em mãos as respostas sobre como e onde otimizar as atividades.

  1. Aposte na tecnologia e na automação

Falando em softwares, a tecnologia não pode ficar de fora. Se você percebeu que as tarefas repetitivas estão desgastando sua equipe e prejudicando a eficiência, está na hora de inovar.

Atividades como armazenamento de documentos, contato com os clientes e o próprio fechamento de vendas online são exemplos de automações que facilitam o dia-a-dia.

Estude qual a melhor solução para o seu setor e aposte nos recursos tecnológicos para inovar e impulsionar o crescimento do negócio.

  1. Não esqueça dos pequenos gastos

Os pequenos gastos fazem toda a diferença no seu orçamento. Para estes casos, pequenas atitudes já podem reduzir significativamente os gastos e ainda implementar uma cultura sustentável na sua empresa.

Exemplos de mudanças que podem ser feitas são:

• a troca de copos plásticos por copos ou canecas de vidro;

• a redução de documentos impressos e a substituição por arquivos digitais;

• a utilização de lâmpadas de LED;

• a redução de materiais de papelaria, no geral;

• o planejamento de produtos em estoque, evitando mercadorias paradas.

  1. Revise seu regime de tributação

O pagamento de tributos e contribuições são uma obrigação de todos os brasileiros. Como empresa, os impostos tendem a ser elevados.

Essas cargas tributárias podem a ser ainda maiores se a sua empresa optou por um regime de tributação inadequado.

Se você está sentindo a necessidade de revisar a tributação do seu negócio, está na hora de contar com o auxílio de um contador. Ele irá simular os custos da organização nos regimes de Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional e verificar qual oferece os melhores benefícios fiscais para o seu caso.

O contador pode ser um aliado muito estratégico para a organização das finanças do seu negócio. Além da questão tributária, ele pode auxiliar na tomada de decisões e na otimização das suas tarefas. Sempre que precisar, conte com um especialista da área da contabilidade para contribuir no crescimento da sua empresa.

 

Gostou das dicas? Quais destas táticas para reduzir custos você já tem utilizado na sua gestão? Se tem dúvida sobre como implementá-las ou deseja fazer uma análise tributária da sua empresa, entre em contato com Bonsenhor Contabilidade clicando aqui.

 

Aproveite o seu tempo de leitura para conferir 7 estratégias simples para dominar as finanças da sua empresa.

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)