Pesquisar

Saúde Mental e sua Equipe

Saúde Mental e a sua equipe

Por que a saúde mental da sua equipe é um assunto de extrema importância? A resposta está em que a cada ano o número de pessoas com doença mental aumenta, e segundo a OMS estima-se que a depressão e ansiedade, custam à economia global US$ 1 trilhão anualmente por perda de produtividade.

No Brasil, por exemplo, houve um aumento de 90% nos casos, onde foram relatados sintomas de ansiedade, além dos casos de estresse agudo que dobraram no mesmo período.

Portanto, o local de trabalho pode ser um ambiente importante para atividades destinadas à melhoria do bem estar. Afinal, estas atividades podem identificar pessoas em risco e conectá-las ao tratamento e implementar apoio para ajudá-las a reduzir e controlar o estresse.

Ou seja, ao investir na saúde mental dos seus colaboradores, você estará zelando pelo bem mais valioso da sua empresa. Sem eles, nada funciona. Portanto, uma das prioridades do seu negócio, deve ser refletir sobre a importância e como proporcionar o bem-estar no ambiente de trabalho.

As vantagens de investir na Saúde Mental da sua Equipe:

Em primeiro lugar, o aumento da produtividade: Pesquisas mostram que quase 86% dos funcionários tratados de depressão relatam melhor desempenho no trabalho. E em alguns estudos, o tratamento da depressão demonstrou reduzir o absenteísmo e o presenteísmo entre 40% a 60%.

Em segundo, a diminuição no número de turnover: uma pesquisa realizada  com mais de 1.500 funcionários, apontou que cerca de 59% dos entrevistados, haviam deixado o emprego principalmente por motivos relacionados à saúde mental.

Leia também: Turnover, o que é e como calcular.

E por último, redução dos custos relacionados à saúde: De acordo com a NAMI, as taxas de doenças cardiovasculares e metabólicas são duas vezes mais elevadas em adultos com doenças mentais graves.

A conexão entre saúde física e mental leva a necessidade de incluir projetos de prevenção e tratamentos de doenças mentais.

Afinal, o custo de não fazer nada será mais alto do que se você investir em prevenção e tratamento.

Maneiras de apoiar a saúde mental da sua equipe:

1. Compreenda como a saúde mental afeta seus funcionários.

É importante que os gestores sejam treinados para reconhecer os sinais de estresse emocional, para que possam reagir de forma solidária em vez de punitiva.

Alguns funcionários precisam que as pessoas ao seu redor digam: ‘Ei, vejo que você pode estar se sentindo estressado. Talvez agora seja um bom momento para tentar alguns exercícios respiratórios ou dar um passeio.‘ 

Aqui estão algumas etapas proativas que você pode seguir para compreender e avaliar a saúde mental de seus funcionários:
  • Torne o treinamento em saúde mental obrigatório para os líderes de sua empresa para ajudá-los a estar mais conscientes e a investir neste aspecto do bem-estar dos profissionais.
  • Treine os gerentes sobre o que fazer se virem sinais de estresse emocional ou abuso de substâncias.
  • Use calculadoras de saúde mental para estimar a prevalência e os custos associados de depressão não tratada em seu local de trabalho.
  • Considere o uso de pesquisas como o Questionário de Limitações de Trabalho e o Questionário Breve de Estresse no Trabalho para medir como a saúde e os níveis de estresse de seus profissionais afetam sua produtividade.

Aqui na Bonsenhor Contabilidade, a psicóloga e coach Josiane Souza presta o atendimento aos nossos profissionais através do suporte psicológico quando necessário.

2. Promova o bem-estar.

  • Crie o máximo de flexibilidade possível nas agendas de todos os funcionários.
  • Ofereça acesso a aplicativos que podem ajudar na redução do sono e do estresse.
  • Considere oferecer uma sala de meditação, treinamento de atenção plena e/ou aulas de ioga no trabalho. Incentive os funcionários a usar com qualidade seu tempo de férias.
  • Ofereça acomodações e desenvolva um processo de retorno ao trabalho para que os funcionários que precisam se afastar por causa de um problema de saúde mental se sintam amparados quando voltarem.

Leia também: Lições que você pode aprender com grandes empresas.

3. Incentive as conexões.

Crie oportunidades para que os funcionários construam conexões entre si, como por meio de eventos sociais, grupos de afinidade e quadros de mensagens eletrônicos.

Os colaboradores ficam mais vulneráveis ​​ao impacto negativo do estresse dentro e fora do local de trabalho se não construírem relacionamentos fortes e positivos no trabalho.

Ajude a tornar o trabalho interessante, social e divertido, para que funcionários estressados ​​não trabalhem isolados. Relacionamentos positivos no local de trabalho fornecem uma fonte de apoio que é difícil para qualquer outra coisa substituir.

Aqui na Bonsenhor Contabilidade temos o JOSOBON, nosso campeonato interno, onde os profissionais se cadastram em várias modalidades, como futsal, vôlei, tênis de mesa, truco, canastra, entre outros, e se conectam em diferentes equipes com diferentes setores através das dinâmicas.

Em resumo:

Incentive o diálogo sobre problemas e desafios, a qualquer momento e em todos os níveis de gestão, para evitar a estigmatização desde o início.

Além disso, faça da saúde mental uma tarefa de liderança e capacite os gestores por meio de treinamento contínuo para que possam administrar a questão de maneira adequada.

E por fim, faça da promoção da saúde mental uma parte integrante do programa de bem-estar dos profissionais e torne-o relevante para toda a organização.


Para uma abordagem mais ampla sobre este assunto, fale conosco agora mesmo clicando aqui. Afinal, nós possuímos mais de 30 anos de mercado e aprimoramento constante.

Vamos alavancar o rumo do seu negócio, pois somos do tamanho do sucesso dos nossos parceiros!

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)