A segurança no trabalho é tão importante para a saúde e o bem-estar dos profissionais, quanto para a saúde e produtividade de uma empresa. Manter uma equipe segura é um dos pilares para reter bons profissionais e resultados ainda melhores.
Por isso, hoje falaremos sobre os benefícios da Segurança no Trabalho para a sua empresa e profissionais, além de dicas para tornar o ambiente de trabalho mais seguro. Confira:
A segurança no Trabalho aumenta a produtividade: Um ambiente de trabalho seguro resulta em menos lesões, e menos lesões significa menos profissionais fora do trabalho. Faça as contas e perceba que você não perde produtividade por causa do absenteísmo dos profissionais devido a lesões.
De acordo com a Anamt, cerca de 22 mil profissionais em 2017 sofreram de LER e se ausentaram por pelo menos 15 dias de suas atividades.
A segurança no Trabalho promove o bem-estar: Se a sua empresa possui um programa de segurança ativo, também está promovendo o bem-estar dos funcionários. Bons programas de segurança não significam apenas proteger seus funcionários contra lesões, eles também incentivam os funcionários a adotar uma abordagem proativa para não apenas se manterem seguros no trabalho, mas também se manterem saudáveis para que tenham menos probabilidade de se machucar.
A segurança no Trabalho aumenta a satisfação dos profissionais: Se os profissionais se sentirem protegidos pela empresa, eles se sentirão mais seguros em seus empregos e mais confiantes no desempenho de suas funções.
Seja qual for o tamanho da sua empresa, vocês só têm a ganhar quando o assunto é cuidados com os profissionais. Confira agora as 10 dicas de práticas para incluir na sua empresa hoje mesmo:
1 – Promova treinamentos constantes
O primeiro passo sempre é promover treinamentos sobre procedimentos de segurança para todos os colaboradores. Porém, os procedimentos precisam ser especializados de acordo com as funções desempenhadas. Desta forma, os profissionais serão capazes de identificar riscos e analisá-los a fim de controle e eliminação.
2 – Crie um canal de comunicação sobre o assunto
As empresas devem promover comunicações constantes sobre saúde ocupacional para todos os seus colaboradores. Por isso, manter um canal aberto que trate sobre a segurança no trabalho ajuda a apresentar a função de cada um neste esquema, provendo o bom trabalho de todos.
Isso pode acontecer através do e-mail, intranet ou comunicados, por exemplo.
3 – Cuide da qualidade dos EPIs
Os EPIs são todos os acessórios necessários de uso pelos colaboradores de uma empresa, destinados a evitar acidentes. Um check list constante deve acontecer para avaliar as condições destes equipamentos e as viabilidades de uso. Logo, se o capacete estiver rachado deve ser eliminado de uso, luvas furadas precisam ser trocadas e assim por diante…
4 – Avalie regularmente as condições de uso das ferramentas
As ferramentas de uso comum dos funcionários também precisam ser regularmente avaliadas. Elas devem funcionar normalmente, sem atrapalhar a produção e sem causar danos à saúde de quem as manipula. Quando identificadas, estas ferramentas têm que ser encaminhadas para reparos ou retiradas de uso.
5 – Atue imediatamente em situações de risco
Assim que uma situação de risco é identificada, todas as medidas devem começar a serem colocadas em prática. A comunicação ao setor responsável tem que ser imediata e, se não puderem ser sanadas com rapidez, toda a contenção e sinalização da área devem ser providenciadas.
6 – Garanta os direitos de seus colaboradores
Se algum colaborador se sentir em risco de saúde, vida ou integridade física é seu direito negar o exercício da função designada. As condições de trabalho, equipamentos e segurança precisam estar dentro das leis e especificados claramente para o colaborador. E a comunicação acessível e clara deve sempre ser facilitada e promovida.
7 – Se o profissional tiver mudanças em sua saúde, deve comunicar
Caso o colaborador identifique mudanças em suas condições físicas e mentais, deve comunicar a sua chefia direta. Se isso acontecer durante o trabalho, o responsável paralisa o seu trabalho até que tenha a assistência necessária. Se ele for uma consequência das atividades desempenhadas, a empresa precisa prover o acompanhamento médico.
8 – As condições de segurança devem ser checadas diariamente
Antes do início das atividades a serem desempenhadas no dia, o colaborador deve ter o conhecimento sobre as condições de segurança do local e dos equipamentos que fará uso. Esta prática tem que ser regular e com a orientação da chefia e do setor de segurança e/ou manutenção da empresa.
9 – A prevenção deve ser palavra de ordem
É essencial que as empresas atuem de forma preventiva e não reativa aos riscos ocupacionais do trabalho. Por isso, é orientada a criação de brigada interna de colaboradores para que atuem em consonância com os bombeiros em caso de acidentes ou risco iminentes.
10 – Respeite as leis e as regulamentações
Todas as atividades devem estar pautadas nas legislações pertinentes à segurança do trabalho e também à saúde ocupacional. Segui-las é uma obrigação passível de multas quando não cumpridas. Todas as adaptações devem ser realizadas e a segurança dos colaboradores deve ser o principal objetivo. Dentre as leis e regulamentações, existem inúmeras leis que regulamentam a exigência de um Desfibrilador Externo Automático (DEA) próximo a seus profissionais. Procure saber se sua empresa é obrigada a manter o equipamento em suas instalações. E, mesmo que não seja obrigatório por lei, você ainda pode trazer essa segurança aos seus colaboradores de maneira voluntária garantindo mais segurança e tranquilidade para toda a equipe.
Fonte: CMOS Drake
Esperamos que com estas dicas você já possa caminhar rumo a um ambiente de trabalho mais seguro junto a sua equipe. E se precisar de uma abordagem mais detalhada sobre maneiras de alavancar seu negócio, fale conosco clicando aqui. Afinal, possuímos mais de 30 anos de experiência no mercado e o selo de qualidade ISO9001, tudo isso para entregarmos as melhores soluções para a sua empresa.