Quando é constituída uma empresa, mesmo que pequena, o empreendedor passa a assumir diversas decisões para o andamento do negócio, e muitas vezes se sente perdido em meio à tantas posturas possíveis a adotar e às dúvidas que surgem quando refletido sobre as consequências de uma possível decisão errada.
Para auxiliar o empreendedor nessas decisões, relatórios financeiros são muito úteis pois geram informações relevantes sobre o seu negócio, afim de dar suporte, embasamento e maior segurança para suas próximas ações.
Dentre os diversos relatórios financeiros, um bem simples mas de grande valor informacional é o “Ticket Médio”.
O Ticket Médio é uma métrica que representa o valor médio que cada cliente único gasta em compras dos seus produtos ou serviços. O valor do ticket médio é calculado pela média do total faturado em um determinado período em relação ao número de clientes que compraram nesse mesmo período.
Exemplo prático
Por exemplo, consideramos que o total de vendas em um dia na sua empresa foi de R$ 2.000,00, e que esse montante representa vendas feitas para 100 clientes diferentes durante este mesmo dia. Então dividimos o valor faturado de R$ 2.000,00 pela quantidade de 100 clientes, assim obtemos o valor de R$ 20,00. Isso significa que, apesar da variação de valores que cada cliente gastou(uns podem ter comprado R$ 50,00 e outros R$ 10,00), o valor médio de venda feita por cliente foi de R$ 20,00. Assim, conclui-se que seu Ticket Médio é de R$20,00. Esse valor representa a média de quanto cada único cliente costuma gastar comprando seus produtos ou serviços.
Mas para que serve isso ?
A métrica do Ticket Médio servirá como relatório para o empreendedor, principalmente para que monitore o valor médio de vendas com cada cliente e assim possa analisar com maiores detalhes o que pode ser feito para aumentar essa venda por cliente, através de novas estratégias como alguns exemplos :
1 – Adicionar novos produtos relacionados àqueles geralmente adquiridos pelos clientes, como por exemplo se há saídas consideráveis de detergentes, é interessante expandir para mais tipos de produtos de limpeza, pois geralmente esse cliente vai estar propenso à aquisição de esponjas, sabão, álcool de limpeza, desengordurante, entre outros produtos da mesma linha.
2 – Com aqueles clientes mais assíduos, incentivar a compra de outras variedades de produtos através da disposição de um novo mix de mercadorias, trazendo novos segmentos de produtos mas que ainda possam se relacionar com a sua empresa. Esses clientes já possuem grande confiança em seus produtos e estarão dispostos à adquirir produtos de outros setores com você.
E aí, saber o seu Ticket Médio pode te auxiliar bastante no empreendimento, não é ?
Então fique sempre atento à essa métrica, e tenha base para fazer análises estratégicas e aumentar cada vez mais as suas vendas!
Autor : Gabriel Ribeiro Xavier