Empreendedor, você sabe qual o Ticket Médio da sua empresa?

Quando é constituída uma empresa, mesmo que pequena, o empreendedor passa a assumir diversas decisões para o andamento do negócio, e muitas vezes se sente perdido em meio à tantas posturas possíveis a adotar e às dúvidas que surgem quando refletido sobre as consequências de uma possível decisão errada.

Para auxiliar o empreendedor nessas decisões, relatórios financeiros são muito úteis pois geram informações relevantes sobre o seu negócio, afim de dar suporte, embasamento e maior segurança para suas próximas ações.

Dentre os diversos relatórios financeiros, um bem simples mas de grande valor informacional é o “Ticket Médio”.

O Ticket Médio é uma métrica que representa o valor médio que cada cliente único gasta em compras dos seus produtos ou serviços. O valor do ticket médio é calculado pela média do total faturado em um determinado período em relação ao número de clientes que compraram nesse mesmo período.

Exemplo prático

cash and card payment with chip and pin machine in shop.

Por exemplo, consideramos que o total de vendas em um dia na sua empresa foi de R$ 2.000,00, e que esse montante representa vendas feitas para 100 clientes diferentes durante este mesmo dia. Então dividimos o valor faturado de R$ 2.000,00 pela quantidade de 100 clientes, assim obtemos o valor de R$ 20,00. Isso significa que, apesar da variação de valores que cada cliente gastou(uns podem ter comprado R$ 50,00 e outros R$ 10,00), o valor médio de venda feita por cliente foi de R$ 20,00. Assim, conclui-se que seu Ticket Médio é de R$20,00. Esse valor representa a média de quanto cada único cliente costuma gastar comprando seus produtos ou serviços.

Mas para que serve isso ?

 

A métrica do Ticket Médio servirá como relatório para o empreendedor, principalmente para que monitore o valor médio de vendas com cada cliente e assim possa analisar com maiores detalhes o que pode ser feito para aumentar essa venda por cliente, através de novas estratégias como alguns exemplos :
1 – Adicionar novos produtos relacionados àqueles geralmente adquiridos pelos clientes, como por exemplo se há saídas consideráveis de detergentes, é interessante expandir para mais tipos de produtos de limpeza, pois geralmente esse cliente vai estar propenso à aquisição de esponjas, sabão, álcool de limpeza, desengordurante, entre outros produtos da mesma linha.

Cleaning, Cleaning Equipment
2 – Com aqueles clientes mais assíduos, incentivar a compra de outras variedades de produtos através da disposição de um novo mix de mercadorias, trazendo novos segmentos de produtos mas que ainda possam se relacionar com a sua empresa. Esses clientes já possuem grande confiança em seus produtos e estarão dispostos à adquirir produtos de outros setores com você.

 

140275-OSQB0N-357

E aí, saber o seu Ticket Médio pode te auxiliar bastante no empreendimento, não é ?
Então fique sempre atento à essa métrica, e tenha base para fazer análises estratégicas e aumentar cada vez mais as suas vendas!

 

 

Autor : Gabriel Ribeiro Xavier

Isso pode te interessar:

Há mais de 35 anos ajudando empresas a crescer com segurança e confiança. Atuamos com ética, inovação e compromisso para simplificar a gestão e fortalecer o futuro do seu negócio.

CRC PR 005900/O

Fale conosco

Estamos prontos para ajudar!