Pesquisar

Clima Organizacional: O que é e como Melhorar?

Clima Organizacional O que é e como Melhorar

Em resumo, o clima organizacional se refere a como os colaboradores se sentem em relação à sua empresa, suas políticas e suas práticas. Ao se concentrar no desenvolvimento de um clima positivo, você pode aumentar o envolvimento e a satisfação dos colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais produtivo. O que por consequência gerará uma vantagem competitiva no mercado.

Mas o que exatamente é clima organizacional? Como isso pode ajudá-lo a construir relacionamentos fortes com seus colaboradores? Como medir o clima organizacional do seu negócio? É o que contaremos para você a seguir.

O que é clima organizacional?

Como mencionamos anteriormente, o clima organizacional está diretamente relacionado a como os colaboradores se sentem em relação ao ambiente de trabalho.

O objetivo do clima organizacional é criar um ambiente de trabalho onde a equipe se sinta engajada, leal e profundamente motivada. Isso ajudará a desenvolver uma força de trabalho produtiva, onde os colaboradores gostam do que fazem e se esforçam para realizar o melhor de suas habilidades em prol do bem comum do negócio.

No entanto, isso nem sempre é fácil na prática. Uma coisa é criar uma missão e uma série de incentivos destinados a promover um ‘bom lugar para trabalhar’ no papel, mas o clima nem sempre reflete a cultura que você está tentando criar. 

Em vez de promover frases de efeito, é importante chegar na essência do que sua equipe realmente precisa para ser feliz e produtiva. Em outras palavras, sua realidade precisa cumprir o que você prometeu.

Como Melhorar o Clima Organizacional?

Agora que respondemos à pergunta ‘O que é clima organizacional?’, vamos compartilhar algumas estratégias que você pode usar para criar um ambiente positivo e estimulante em seu negócio.

1. Avalie seu clima organizacional atual

O primeiro passo, antes de implementar qualquer iniciativa de melhoria, é avaliar o clima organizacional atual.

Uma boa ferramenta para medir o clima de uma organização é compartilhar uma pesquisa de clima organizacional. Isso dará a sua equipe a chance de compartilhar feedbacks sobre a gestão, treinamentos, remuneração, ambiente de trabalho e reconhecimento, entre outras áreas.

Você pode usar os resultados coletados para obter uma visão do clima organizacional atual, para saber em quais áreas precisa trabalhar. Abordaremos isso com um pouco mais de detalhes abaixo.

2. Melhore seu ambiente de trabalho

Outra área importante que tem impacto direto no clima organizacional é o ambiente que você proporciona aos seus colaboradores. Certifique-se de oferecer um ambiente de trabalho saudável (remoto ou presencial). Isso não significa necessariamente investir em tecnologia e inovações gigantescas. Em vez disso, significa criar um espaço propício para um trabalho confortável e que inspire criatividade.

Também significa melhorar as experiências na empresa , desenvolvendo uma mentalidade de crescimento e promovendo uma sensação de segurança psicológica no trabalho. Por exemplo, quão otimizados ​​são seus processos internos? Você está usando o software certo para promover uma experiência positiva em todas as fases do ciclo do colaborador?

3. Crie um programa de reconhecimento profissional

Um programa de reconhecimento profissional é outra estratégia criativa para mostrar a valorização da equipe e impulsionar seu clima organizacional.

O reconhecimento pode assumir a forma de uma mensagem pública, um pequeno presente, um dia de folga ou um bônus, por exemplo. Isso pode ajudá-lo a comunicar o quanto a empresa valoriza os colaboradores, além do salário emocional que eles precisam para serem profissionais felizes.

Essa também é uma ótima maneira de criar um senso saudável de competição.

4. Incentivar a autonomia

Por fim, incentive a autonomia e elogie a equipe que trabalha de forma proativa e possui iniciativa. Certifique-se de que todos entendam como seu desempenho individual contribui para a missão e os objetivos da empresa.

Quando os colaboradores são incentivados a pensar por si mesmos e têm processos claros relacionados a seus papéis e responsabilidades, é mais provável que se sintam motivados a ter um bom desempenho. Eles também terão uma sensação de satisfação ao saber que o que fazem tem um impacto positivo direto na empresa, onde eles são importantes.

Leia também: Como incentivar a inovação na equipe

Pesquisa de clima organizacional

Como mencionamos acima, uma pesquisa de clima organizacional é uma ótima forma de identificar as necessidades da sua equipe.

Você pode usá-la para coletar feedback valioso de seus colaboradores sobre uma variedade de questões, como a qualidade de seu ambiente de trabalho e o nível de comunicação que recebem da gestão.

Isso ajudará a obter uma visão geral de como seus colaboradores percebem o clima organizacional e se estão ou não felizes. Você pode usar esse feedback para fazer ajustes e melhorar a experiência do colabores.

Por exemplo, se os funcionários parecem não ter motivação, isso pode sugerir que você precisa trabalhar para melhorar seus sistemas de recompensas e reconhecimento.

Uma pesquisa organizacional geralmente contém uma série de perguntas de múltipla escolha relacionadas a uma série de questões da empresa.

Modelo de Pesquisa de Clima Organizacional

E para te ajudar, nós da Bonsenhor Contabilidade certificados GPTW como uma das melhores empresas do Brasil para trabalhar, compartilhamos uma pesquisa de clima organizacional para você compartilhar com sua equipe.

Para realizar o download basta clicar aqui.

Procure realizá-la regularmente e lembre-se de comparar seus resultados de um período para outro para determinar se os problemas identificados foram resolvidos. Também é importante garantir que sua equipe saiba que essas pesquisas representam um espaço seguro para expressar quaisquer preocupações sem medo de repercussões negativas.

Vantagens em realizar a Pesquisa de Clima Organizacional

Nossa gestora de departamento pessoal, Josieli Luiz, comenta sobre as vantagens em realizar a pesquisa de clima organizacional na empresa. Confira:

A pesquisa de clima organizacional, vem para que os colaboradores possam avaliar o ambiente em que trabalham, levando em consideração a satisfação profissional, bem como o seu crescimento dentro da Empresa. Dentre os benefícios da pesquisa de clima, destacam-se:

– Motivação;
– Satisfação;
– Aumento da produtividade; e
– Redução dos índices de turnover.

Destacou também 04 ações para realizar uma boa pesquisa de clima organizacional:

– Sensibilização da pesquisa com antecedência;
– Envio de alertas através de e-mails ou mensagens para relembrar do prazo da pesquisa;
– Envolvimento das lideranças para que haja uma boa aceitação por parte das equipes;
– Após finalizada a pesquisa, o responsável deverá levantar os pontos de atenção para realizar um plano de ação de melhoria para cada item.

Você não está sozinho

Nós da Bonsenhor Contabilidade estamos há mais de 30 anos no mercado, e sabemos que dar novos passos em um negócio, nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, conte conosco para te auxiliar.

Afinal, nós temos uma equipe especializada em BPO de RH para que você fique tranquilo enquanto encontramos e colaboramos nas melhores e mais vantajosas soluções para o seu negócio.

Fale agora mesmo com nossos especialistas, basta clicar aqui.

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)