Pesquisar

Como Aplicar Cultura de Inovação na Empresa – 9 Passos Práticos

Como Aplicar Cultura de Inovação na Empresa - 9 Passos Práticos

A inovação desempenha um papel essencial no sucesso da sua empresa. Com a evolução acelerada das tecnologias digitais, as empresas devem ser criativas e flexíveis se quiserem atender às expectativas de seus clientes. Certo? Mas a realidade é que transformar sua empresa em um laboratório de inovação não é uma tarefa tão fácil. 

Sejamos honestos, a estrutura corporativa é propensa a resistir à mudança. Além disso, uma transformação bem-sucedida também exige que você transforme a visão da equipe de trabalho.

Você certamente pode incentivar a criatividade adicionando uma mesa de pingue-pongue ou criando um lounge de coworking com grandes almofadas em forma de animais, por exemplo.

Essas mudanças certamente criarão certa empolgação, que, no entanto, será rapidamente dissolvida e substituída pelo status quo usual, a menos que você adote estratégias que transformem de forma sustentável a cultura do seu negócio.

Como você muda substancialmente a maneira como pensa e aborda as coisas dentro de sua equipe? Aqui estão 9 passos para aplicar a cultura de inovação em sua empresa:

1. Determine seus objetivos de inovação e comunique-os regularmente

Comece definindo seus objetivos e certificando-se de que eles sejam comunicados de forma clara e contínua aos seus colaboradores. Este primeiro passo permitirá que cada membro da equipe se concentre nas prioridades certas, se torne mais autônomo em suas demandas e, assim, tenha mais liberdade para inovar!

2. Apresente aos seus colaboradores as diferentes áreas em que eles podem inovar

Apresente aos seus colaboradores as diferentes áreas em que eles podem compartilhar suas ideias, permitindo que todos se envolvam, independentemente de sua função.

Leia também: Como Incentivar a inovação em sua equipe

3. Aprenda com outras empresas

Encontre exemplos de inovações bem-sucedidas fora do seu próprio setor e incentive sua equipe a fazer o mesmo. Isso estimulará sua criatividade, forçando você a pensar em como aplicar essas soluções em sua própria realidade.

Aprendendo com a Bonsenhor Contabilidade

Aqui na Bonsenhor nós estimulamos a inovação em nossa equipe com o PIM (Programa de Incentivo a Melhorias)

Como funciona:

  1. Os profissionais trazem GAPs do seu processo de trabalho
  2. Os colegas (inclusive de outras áreas) trazem soluções assertivas para resolver este ‘problema’.
  3. Na sequência uma comissão valida as soluções – considerando: tempo, investimento, pessoas, envolvimento, etc.
  4. Por fim, a solução aceita é colocada em prática

E caso as etapas tenham sido concluídas como o planejado, os profissionais envolvidos pontuam no ranking de profissional destaque.

Quer saber mais sobre este assunto? Confira Como incentivar a inovação em sua equipe

4. Empatia

Como líder de inovação, é importante tentar se colocar no lugar de seus colegas o mais rápido possível. Isso permitirá que você construa melhores pontes entre a sua visão e a deles. Sua equipe também estará mais inclinada a adotar suas novas ideias e processos.

5. Invista em treinamentos

O aprendizado contínuo é uma das melhores maneiras de permanecer curioso e flexível para mudar. Aloque orçamentos para a formação dos seus colaboradores e incentive-os. Seu compromisso com o crescimento deles os motivará e ajudará a criar um ambiente de cuidado.

6. Promover a diversidade

Recrutar pessoas de diferentes culturas não é apenas ético, mas também aumenta sua criatividade e desempenho. De acordo com a Harvard Business Review , ter um membro da equipe que compartilha a mesma origem étnica que um cliente tem 152% mais chances de entender esse cliente do que outros membros. Vantajoso, não é?

7. Crie um espaço seguro onde todos possam ter novas ideias

As empresas que não conseguem criar um ambiente inclusivo se privam de uma parte de seu conjunto de boas ideias. Certifique-se de aplicar métodos que garantam que as vozes de todos serão ouvidas. Planeje eventos criativos, como viagens fora do local , incentivando todos a participar ativamente de seu grande projeto.

08. Dê feedback sobre o trabalho de sua equipe

Parabenize seus funcionários por seus sucessos e incute maneiras que permitirão que toda a equipe faça comentários construtivos retroativamente.

9. Contrate novos talentos

Para atrair novos talentos, aplique ao máximo os 08 passos citados acima! Isso ajudará a melhorar sua marca empregadora e a se destacar no mercado.

Quanto mais opções você tiver, mais você poderá escolher colaboradores que compartilhem sua visão, e você estará no caminho da inovação.
E se você quiser uma abordagem mais ampla sobre este assunto, não hesite em entrar em contato conosco, basta clicar aqui. Afinal, somos certificados GPTW (Great Place To Work), possuímos selo de qualidade ISO 9001, e estamos há mais de 30 anos no mercado, tudo isso para sermos os melhores parceiros do seu negócio!

Compartilhar:

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)