Pesquisar

Empreendedorismo Corporativo: O que é e Como Implementar no seu negócio!

Empreendedorismo Corporativo O que é e Como Implementar no seu negócio!

A sede de desenvolvimento e inovação causada pela revolução e atualização tecnológica ao redor do mundo, tem gerado grande impacto nas corporações.

Isto tem exigido mais criatividade das empresas, e consequentemente de seus colaboradores, que desejam se manter com vantagens competitivas no mercado. 

Diante deste cenário, a maioria das empresas busca um crescimento orgânico, mas poucas possuem um processo em vigor para sustentar este crescimento ao longo do tempo.

Por isso, o Empreendedorismo Corporativo deve ser considerado para a cultura da sua empresa e para seus profissionais, como diferencial competitivo! 

O que é o Empreendedorismo Corporativo?

Empreendedorismo Corporativo ou intraempreendedorismo é um comportamento adotado para desenvolver novos negócios, produtos, serviços ou processos dentro de uma corporação já existente.

A finalidade deste comportamento é gerar valor e crescimento de receita por meio do pensamento e da ação empreendedora dos seus colaboradores. Ou seja, este comportamento pode ser adotado por qualquer profissional da sua empresa a fim de inovar dentro da organização.

Quais são os benefícios do Empreendedorismo Corporativo?

Organizações em que os profissionais possuem comportamento empreendedor, apresentam desempenho estatisticamente melhor.

Isto se da, pois, estes alcançam níveis mais altos de produtividade, inovação, crescimento, envolvimento e consequentemente retorno financeiro.

O intraempreendedorismo leva não apenas a novos empreendimentos, mas também para outras atividades e orientações inovadoras, como o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, serviços, estratégias e posturas competitivas.

Como implementar o Empreendedorismo Corporativo em 5 passos e inovar no seu negócio:

1. Colete e valide ideias da sua equipe!

A primeira etapa é traçar estratégias com as partes interessadas da corporação, incluindo diretores, gestores e colaboradores no geral.

Esta etapa pode ocorrer por meio de brainstorming, discussão em grupo e outras atividades que possam explorar a contribuição de ideias da equipe, através da inovação.

Afinal, este é um dos maiores objetivos quando se trata do empreendedorismo corporativo, quando o colaborador tem o sentimento de dono.

Podemos questionar, por exemplo:

  • Em quais pontos perdemos para os concorrentes?
  • O que é necessário para melhorar?

Trazer toda a equipe desde o início evita falhas de comunicação! Portanto, lembre-se que, as estratégias de inovação corporativa mais bem-sucedidas, são apoiadas por uma equipe bem informada e motivada.

Aqui na Bonsenhor Contabilidade, nós possuímos o Programa de Incentivo a Melhorias (PIM), onde os profissionais trazem GAPs do seu processo de trabalho, e os demais profissionais (inclusive de outras áreas) trazem soluções assertivas para resolver este ‘problema’. 

O PIM, por sua vez, é liderado por uma comissão de funcionários que discutem se a solução dada é válida ou não, colocando em consideração tempo, dinheiro, pessoas, envolvimento, etc. 

Se esta solução for aceitável e colocada em prática no período estimado, como forma de incentivo, o profissional ganha ‘pontos’ no seu ranking de Profissional Destaque do Ano, onde pode ganhar diversos prêmios!

2. Estabeleça metas e objetivos claros de inovação corporativa!

Com o apoio dos diretores e gestores da sua empresa, estabeleça metas e objetivos claros de inovação corporativa. Por exemplo:

  • O que a empresa deseja realizar?

Estabelecer metas claras é um componente crucial no programa de inovação corporativa de alta potência.

Além disso, durante a implementação, as equipes podem comparar o progresso com esses objetivos predeterminados.

Para criar metas realistas de empreendedorismo e inovação, comece por: 

  • Executar benchmarking interno e competitivo.

Como sua empresa se compara à concorrência em termos de inovação?

É absolutamente necessária uma análise de mercado completa! Além disso, garanta que cada objetivo de empreendedorismo e inovação está vinculado à sua missão e visão mais ampla.

Nesta etapa é fundamental examinar quem será responsável por atingir essas metas e identificar os recursos necessários para atingir ou superar essas metas.

Vale também verificar métricas que serão levadas em consideração para medir os esforços e resultados ao longo do processo.

Nossa sugestão é se basear na estratégia de Meta SMART, onde você deve criar uma meta que seja específica, mensurável, acessível, relevante e temporal!

3. Tenha Equipes Dedicadas ao Empreendedorismo e a Inovação!

A maioria das empresas constroem equipes dedicadas a empreendedorismo corporativo e inovação. O objetivo único desta equipe é supervisionar a implementação e gestão de iniciativas de empreendedorismo corporativo e inovação.

Uma equipe de inovação corporativa dedicada, permitirá que você desenvolva atividades de inovação sem interromper as operações normais do dia-a-dia.

O Google também tem um programa que permite todos os seus funcionários gastarem 20% de seu tempo de trabalho em projetos que resultem em benefícios para clientes da empresa. Grandes projetos bem sucedidos surgiram desse tempo dedicado pelos funcionários como o Gmail, Google News e AdSense.

Fonte: Wikipédia

Como já citamos aqui, nós implementamos na Bonsenhor, o PIM! Que possui uma comissão que destina um determinado tempo da sua semana para avaliar as sugestões de melhorias. 

Enquanto os demais profissionais podem sugerir melhorias em qualquer momento do seu dia. 

Entretanto, é realizada uma ação semestral chamada “Dia D” onde todos os profissionais devem parar com suas atividades rotineiras e se mantém focados apenas em encontrar soluções para os GAPs apresentados.

4. Execute Estratégias de Inovação Corporativa

Agora é hora de começar! Se você e sua equipe estão tentando lançar um novo produto, serviço ou processo, comecem validando a solução.

Ou seja, construindo um produto, serviço ou processo com o mínimo esforço e máxima viabilidade, onde você compromete-se com a interação de rotina e alcançando o ajuste do produto, serviço ou processo ao mercado.

Portanto, quando seu produto, serviço ou processo novo e inovador se alinham aos desejos e preferências do cliente, tem uma chance maior de sucesso no mercado.

 5. Participe de Programas de Inovação Corporativa

Para um impulso extra ao empreendedorismo corporativo da sua organização e estratégia de inovação, considerem ingressar em programas de inovação corporativa.

Os membros desses programas voltados para o crescimento têm a oportunidade de trabalhar com tecnologias, inovações, criatividade e muito mais.

Há uma variedade de programas para escolher, por isso, encontrar o ambiente de inovação certo, orientará sua empresa para o sucesso da inovação através do Empreendedorismo Corporativo.

Peças Chaves para o Intraempreendedorismo reinar na sua empresa!

Para te entregar um conteúdo completo, nós listamos os 3 principais pontos para estas teorias darem certo na prática:

  1. Clima Organizacional

O Clima Organizacional da sua empresa precisa estar muito bem fundamentado com sua missão, visão e principalmente valores, ou seja, precisa ter uma cultura sólida.

  1. Flexibilidade Cognitiva!

Esta é uma das habilidades listadas nas 10 Habilidades do Futuro. A Flexibilidade Cognitiva é a capacidade de expandir pensamentos, pensar “fora da caixa” e divergir ideias!

  1. Criatividade!

Sem criatividade não é possível trazer inovação ao seu negócio, pois ela é uma ferramenta para resolver problemas! Por isso, busque quebrar padrões e superar bloqueios criativos tanto seus, quanto dos profissionais que compõem sua empresa.

Decidiu que esta é uma boa ideia e quer inovar no seu negócio, mas precisa de apoio?

Pode ficar tranquilo, nós da Bonsenhor Contabilidade não entregamos nada pela metade! 

Se você precisa de apoio para gerir seu negócio, inovar nas áreas de processos, pessoas, finanças e marketing, você pode contar com nossa consultoria empresarial, o Bonsenhor Mais, para saber mais é só clicar aqui.

Mas se você precisa desafogar suas atividades e ter mais tempo para gerir seu próprio negócio, conte conosco na terceirização do seu financeiro! Nós entendemos e cuidamos dos seus números, para que você possa cuidar da sua empresa! Para saber mais é só clicar aqui.

Além disso, nós da Bonsenhor Contabilidade, desenvolvemos soluções específicas para oferecer suporte aos mais variados negócios, seja o seu pequeno ou grande negócio.

São mais de 30 anos de experiência, mais de R$300 Milhões em negócios por ano e contamos com equipes focadas em resultados para o seu negócio! 

Vamos ativar a inovação no seu negócio?

Clique aqui e faça parte do time de empresas que estão obtendo sucesso com suporte da Bonsenhor Contabilidade!

Compartilhar:

Leia também:

Famosos:

Materiais facilitadores de rotina:

Planilha de Controle Financeiro

Planilha de Índice de Turnover

Busca rápida:

Pesquisar

Comece agora sua jornada de sucesso!

Nós realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!

Conosco sua empresa fica não só regularizada, mas também com o mínimo de impostos garantido, isso porque realizamos o estudo tributário da sua empresa!

Aqui, nós cuidamos da burocracia, para você crescer economizando tempo e dinheiro!

Quem-Somos-Bonsenhor-Contabilidade-Contabilidade-para-Agronegocio-Contabilidade-para-COMEX-Contabilidade-ISO-9001 2 (1)